Coronavírus e a Cracolândia: um risco iminente no coração de São Paulo

Em meio à pandemia do COVID-19 e ao isolamento imposto no estado, aglomerações na área geram preocupação. Saiba mais

Imagem de capa - Coronavírus e a Cracolândia: um risco iminente no coração de São Paulo

A Cracolândia, como é popularmente conhecida uma área na região central da capital paulista ocupada por usuários de drogas, tem gerado preocupação em meio à pandemia do COVID-19.

No local, o isolamento social imposto pelo Governador João Dória é ignorado. Quem passa pela região se depara com a ocupação das vias e calçadas, até mesmo com barracas, pelos usuários de drogas, além de prostituição, compartilhamento de cigarro, cachimbo e itens que deveriam ser de uso pessoal. Há também a presença de pessoas com doenças pulmonares em decorrência do uso de drogas, mulheres grávidas e idosos vivendo sem nenhum cuidado preventivo contra o coronavírus.

Em reportagem ao R7 no final de março, a prefeitura de São Paulo informou que uma das estratégias seria fazer a contenção ou confinamento, ou seja, mantê-los em uma área e impedir o contato com os outros. Mas no entorno da estação Júlio Prestes da CPTM há inclusive um conjunto habitacional com torres de apartamentos.

Agentes de saúde fazem abordagens no chamado fluxo (concentração de usuários), mas é preciso impedir que o vírus se propague na região.

Acompanhe no vídeo abaixo:

Leia também:

Vacina contra Coronavírus está próxima de ser disponibilizada

Uma guerra, sem nenhum tiro

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Agência Brasil-Rovena Rosa