Coronavírus: casos de violência doméstica aumentam com a quarentena

Atendimento online oferece apoio a mulher vítima de trauma, abuso ou agressão

Imagem de capa - Coronavírus: casos de violência doméstica aumentam com a quarentena

Dados do Plantão Judiciário da Justiça do Rio de Janeiro apontam um aumento de 50% no número de casos de violência doméstica no estado devido ao confinamento das pessoas dentro de casa como medida de prevenção ao coronavírus.

Durante a quarentena, o programa social Raabe – que presta assistência a mulheres que sofrem com traumas, abusos e violência doméstica – suspendeu os atendimentos e palestras presencialmente.

Atendimento

No entanto, o projeto disponibiliza um número nacional – WhatsApp, número (11) 95349-0505 – que está sendo divulgado para que as mulheres que necessitem de amparo emocional sejam ajudadas.

Segundo a responsável nacional pelo Raabe, Fernanda Lellis, nos últimos dias, muitas mulheres têm buscado ajuda do programa social, pois estão enfrentando dificuldades no convívio com filhos e maridos dentro de casa, no período integral.

“Orientamos essas mulheres acerca da importância do controle emocional e das ações que podem adotar dentro do lar para apaziguar os ânimos.  Já aquelas que, infelizmente, têm sofrido violência, explicamos como buscar ajuda nos órgãos públicos”, relata a responsável.

Para a psicóloga Jussara Bomfim, nesse momento delicado, a família precisa estabelecer bons hábitos, como ler livros, ouvir música, buscar uma alimentação saudável, além de fazer atividades que incluam as crianças.

Atualmente, os atendimentos do Raabe estão sendo realizados somente via WhatsApp, o número nacional é (11) 95349-0505.

imagem do author
Colaborador

UNIcom