Coronavírus: angolanos recebem donativos para sobreviver à crise

Mais de um terço da população vive em situação de extrema pobreza

Imagem de capa - Coronavírus: angolanos recebem donativos para sobreviver à crise

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a situação da população mais miserável de Angola, historicamente privada de comida, água potável e assistência médica, foi agravada. No entanto, a Igreja Universal do Reino de Deus do país africano tem prestado assistência social às comunidades carentes angolanas. Só em maio, foram doados mais 40 mil litros de água e uma tonelada de alimentos.

“Devido às medidas tomadas a fim de impedir a propagação da Covid-19, as famílias sofreram um grande impacto econômico. Muitos responsáveis pelo lar perderam sua fonte de sustento. A Igreja, que tem uma responsabilidade social junto à comunidade, não poderia ficar alheia. Então, temos nos mobilizado para ajudar essas pessoas”, explica o responsável pela Universal em Angola, Antônio Ferraz.

Os dados da Afrobarómetro – rede de pesquisa pan-africana – apontam que dois terços (67%) dos angolanos ficaram sem comida suficiente pelo menos uma vez durante o ano, incluindo um em cada cinco (21%), que ficaram “muitas vezes” ou “sempre”.

Antônio Caculo, morador do Bairro da Madeira – localizado na cidade de Luanda – foi um dos beneficiados pelas ações sociais da Universal no país. Ele se encontrava há três dias sem comida para ele e sua família. “Eu estava desesperado, sem saber o que dar para os meus filhos. A cesta básica que recebi da Universal veio para salvar os meus dias, pois essa comida suprirá nossas necessidades”.

Para a voluntária Ivone Teixeira, ser voluntária nesta causa nobre é um privilégio. “Através de ações como essa, conseguimos aliviar a carência das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, dando a elas as condições básicas para sobreviver”.

Além das doações de água e alimentos, com a campanha de doação de sangue promovida entre os membros da Universal, no mês de maio, mais de 600 pessoas foram beneficiadas.

 UNIcom – Departamento de Comunicação Social e Relações Institucionais da Universal 

imagem do author
Colaborador

UNIcom