Convocados para uma homenagem

No dia 27 de agosto, quase 70 mil agentes de segurança foram prestigiados nos templos da Universal no Brasil em cerimônia que fez alusão ao Dia do Soldado

Imagem de capa - Convocados para uma homenagem

No dia 27 de agosto aconteceu a Homenagem Valorativa aos Profissionais de Segurança para integrantes das Forças Armadas, forças de segurança pública e demais órgãos de Justiça, uma iniciativa promovida pelo programa social Universal nas Forças Policiais (UFP). Em São Paulo, no Templo de Salomão, a solenidade especial aconteceu às 9h30 e foi conduzida pelo Bispo Renato Cardoso.

Ao mencionar o versículo de Lucas 16.12, o Bispo reforçou a importância dos homenageados e agradeceu a presença deles e de seus familiares.

“Gostaria de expressar o respeito e o carinho que temos pela vida de vocês e pelo trabalho prestado que, muitas vezes, não é reconhecido por parte da sociedade. Nós os apreciamos e temos o prazer de orar e homenagear vocês pelo que vocês fazem”, reiterou. Ele lembrou que os homenageados “são pessoas que também precisam de segurança” e que a segurança maior vem do Altíssimo. “Que vocês venham a habitar no Esconderijo do Altíssimo e sejam guardados de todo mal e de todo o perigo”, determinou em oração.

 

OLHAR ESPECIAL
A homenagem foi realizada em todos os templos da Universal de forma simultânea, de Norte a Sul do País. De volta de uma viagem missionária ao exterior, o Bispo Edir Macedo conduziu a reunião em Mato Grosso do Sul. O objetivo da cerimônia foi fazer com que o público tenha um olhar de valorização dos agentes de segurança, como citou o Pastor Roni Negreiros, que está à frente do trabalho da UFP, à Folha Universal: “para eles, isso foi uma injeção de ânimo, de valor e, além disso, eles tiveram a Fé alimentada”. Segundo o Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal (UNICom), cerca de 69,6 mil agentes de segurança e seus respectivos familiares estiveram presentes à homenagem, que fez alusão ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. Esse é o quinto ano que a homenagem é realizada.

Em todo o Brasil, a UFP chega aos agentes de segurança por meio de ações, atendimentos e palestras, sendo que cerca de 12,5 mil pessoas fazem parte do exército de voluntários do grupo. “Os integrantes são treinados e capacitados para prestar assistência, sobretudo espiritual, a esse público. Isso fortalece a Fé de pessoas que têm uma profissão difícil, que têm suas lutas e que lidam com os contrastes sociais da sociedade. A assistência é muito importante para eles”, ressaltou o Pastor Roni.

RECONHECIMENTO MERECIDO
Horas antes do encontro no Templo de Salomão, houve uma recepção para os profissionais e seus familiares, que foram presenteados e receberam um diploma especial. Dentre os presentes, estava o comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM/SP), o inspetor-superintendente Agapito Marquês, que salientou: “estamos dentro de uma Casa de oração”. Para ele, o encontro, que reuniu entidades e instituições de segurança, foi de grande valia “para que as pessoas conheçam um pouquinho mais do nosso trabalho e saibam a dificuldade que passamos. Costumo dizer que o policial não vem de Marte, ele é uma pessoa que também precisa de proteção e cuidado para exercer bem seu trabalho, que é o de defender a população”. A defesa da população, aliás, é algo que ele tem feito ao longo de 37 anos de profissão. “Já vi coisas que chocam, mas também tive o prazer de poder ajudar muita gente. Acho que a nossa função representa um pouco do que está naquela passagem sobre o amor ao próximo. Ajudamos pessoas que nem conhecemos, que não sabemos quem são”, declarou.

Foi a primeira vez que o coronel da Polícia Militar e comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Jefferson de Mello, esteve no Templo. “Eu só o conhecia de passar na frente dele. Os profissionais de segurança pública sempre são chamados para ajudar a população em momentos ruins, de tragédias, de criminalidade e, para nós, sermos ‘acionados’ para uma homenagem é, realmente, muito diferente da nossa rotina e ficamos muito felizes”, disse.

Já o major-brigadeiro Macedo, comandante do IV Comar, da Aeronáutica, destacou que “receber essa homenagem é uma honra e também uma oportunidade de agradecermos a Deus por todas as bênçãos que temos recebido ao longo de todos esses anos”. O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o coronel Cássio Araújo de Freitas, agradeceu à Universal pela iniciativa. “O policial é exposto a muita coisa em seu dia a dia. Ele enfrenta muita coisa ruim para poder fazer o bem e tem que estar protegido. Além da homenagem em si, essa foi uma ocasião importante para que todos pudessem trabalhar sua espiritualidade e receber uma Palavra. A Palavra de Deus é forte aqui”, finalizou.

 

 

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Demetrio Koch