Construção de novo templo da Universal em Lençóis Paulista

Com capacidade para mais pessoas, novo espaço será um pronto-socorro espiritual para os sofridos

Imagem de capa - Construção de novo templo da Universal em Lençóis Paulista

Fundado em 28 de abril de 1858, o município de Lençóis Paulista está localizado a 285 quilômetros da cidade de São Paulo, na região centro-oeste do Estado. Ela é banhada pelo rio Lençóis, manancial mais importante para o abastecimento da população cujo nome deriva das ondas formadas em sua desembocadura que, refletidas ao sol, pareciam lençóis d’água e que deu origem ao nome da cidade. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade registrou aumento populacional de 15% nos últimos anos e tem hoje 69.533 habitantes, sendo que cerca de 21 mil são evangélicos (30% da população total). É diante desse quadro que a Universal tem investido na construção de um novo templo, com maior espaço em relação ao prédio atual, para atender com mais conforto os membros locais.

O trabalho da Universal em Lençóis Paulista foi iniciado em 1992, quando a aposentada Maria José de Lira Gomes, (foto abaixo) hoje com 81 anos, cedeu a garagem de sua residência para que núcleos de oração fossem realizados em favor de pessoas sofridas. Antes disso, para assistir a uma reunião na Universal, os moradores precisavam ir ao município vizinho Bauru. Dona Maria conta que teve a vida transformada pelo Senhor Jesus no início da Universal, no Rio de Janeiro, há mais de 40 anos e, na década de 1980, se mudou para Lençóis Paulista, onde há 28 anos atua
como obreira.

Com núcleos de oração em vários locais, o trabalho da Universal cresceu por anos, até que, em 2016, o rompimento de uma represa inundou a cidade. O trabalho evangelístico recomeçou com a primeira igreja inaugurada na Rua José Pacola, 63, que, em breve, mudará para a rua Raul Gonçalves de Oliveira, 89.

Todavia, está em fase final um novo templo da Universal, que poderá atender mais pessoas e com mais conforto e que ficará na Rua 25 de Janeiro, 383, no Centro. O empreendimento está sendo construído em um terreno com 1.070 m² e contará com área construída de aproximadamente 905 m². O templo totalmente projetado para atender às normas de acessibilidade e disporá de ar-condicionado em todos os ambientes.

O térreo contará com estacionamento, salas para atender aos grupos que realizam trabalhos sociais e salas de apoio para reuniões, sanitários e a nave principal, que contará com 332 lugares. No primeiro pavimento existirão três salas dedicadas à Escola Bíblica Infantil (EBI), com capacidade para acomodar 35 crianças, e salas para o setor administrativo da Igreja. Já o segundo pavimento terá um auditório com 60 lugares para apoio do salão principal, quando for necessário.

A obra teve início nos primeiros meses de 2020 e tem finalização prevista para o início deste ano. “Quando passam pelo novo local, pessoas de diversas religiões e evangélicos de outras denominações dizem que não veem que ocorra a hora da inauguração para, por meio da Fé, resolverem seus problemas. Muitos afastados nos procuram para saber a data da inauguração. Será um templo para todos os que precisam de socorro espiritual”, afirma o pastor Joamar Nunes, responsável pelo trabalho da Universal em Lençóis Paulista.

Claro que, entre os que aguardam com grande expectativa, está a dona Maria, que relata: “eu fico muito grata a Deus de saber que as pessoas da cidade terão essa Igreja linda para serem ajudadas, assim como eu fui um dia. Ao longo desses anos minha vida foi muito abençoada e minha alegria é saber que outras pessoas também serão. Foi uma honra fazer parte do início dessa obra maravilhosa”.

A nova obra da Universal, assim como todas as outras, existem por meio da colaboração voluntária dos cristãos. Se você quer auxiliar na missão de levar a Palavra de Deus adiante, colabore acessando doar.universal.org.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Cedidas