Conheça o trabalho evangelístico da Igreja Universal na Bulgária
Obreiros em Foco acompanhou a trajetória e desafios do casal responsável pelo trabalho evangelístico em território búlgaro
O programa Obreiros em Foco do dia 10/02 mostrou o trabalho evangelístico realizado na Bulgária. Na ocasião, o pastor Flávio Gouvêa entrevistou o pastor Rafael Pereira de Jesus e sua esposa, Laura, responsáveis pela Obra de Deus no local. O casal tem se dedicado ao trabalho na capital, Sófia, e em outras regiões.
O trabalho evangelístico no país
A Igreja Universal chegou oficialmente à Bulgária há três anos. O país, localizado no sudeste da Europa, ocupa a parte oriental da Península Balcânica. Além disso, faz fronteira ao norte com a Romênia; a oeste com a Sérvia e a Macedônia do Norte; e, ao sul, com a Grécia e a Turquia.
Atualmente, a Bulgária tem cerca de 6,5 milhões de habitantes e, desde 1º de janeiro de 2026, adotou o euro como moeda oficial.
Antes de chegarem à região, o casal passou por países como Letônia, Turquia, Ucrânia e Portugal. Agora, dedicam-se à missão em solo búlgaro. Hoje, o trabalho conta com uma igreja, dois núcleos de oração e o auxílio de um obreiro búlgaro. As reuniões aos domingos, reúnem, em média, de 40 a 45 pessoas.

Realidade difícil do país
A Bulgária é um país de belos cenários. O idioma principal é o búlgaro, embora muitos também falem inglês. Sua economia é voltada, principalmente, para a indústria, com destaque para os setores metalúrgico e de maquinário. Além disso, a agricultura, o setor de serviços e a tecnologia seguem em crescimento.

Embora o país apresente belas paisagens e faça parte da União Europeia, o pastor explicou que a realidade é desafiadora. Segundo ele, há muitos casos de famílias divididas pela migração, além de vícios e forte interferência da religiosidade.
“A Bulgária é considerada o país mais pobre da União Europeia. O problema financeiro é muito grande e acaba gerando outros problemas. Aqui as pessoas creem em Deus, mas de uma forma religiosa. Quando apresentamos que a fé precisa ser uma fé inteligente e ensinamos a Palavra na prática, elas dizem: ‘Eu já ouvi falar a mesma coisa, mas vocês falam de uma forma diferente’”, explica.
Transformação desde a infância
O pastor Rafael é natural de Ribeirão Preto. Ele chegou à Igreja Universal aos 10 anos, com a mãe e os irmãos, em meio a problemas familiares.
“Meu pai tinha vícios, minha mãe era depressiva. Quando decidimos nos entregar a Deus e ouvir a Palavra, vimos a transformação na nossa família.”
Mesmo morando em uma cidade onde ainda não havia uma Universal, a família buscou uma cidade próxima. Já na primeira reunião, todos se sentiram bem. Sua mãe começou se libertou da depressão, e ele, ainda criança, foi curado das mágoas que carregava do pai.
Aos 14 anos, recebeu o Espírito Santo e aos 15, foi levantado a obreiro. Naquele período, já encaminhava a vida financeira por meio de cursos, porém aos 18, ao receber o chamado do Ide, deixou tudo para servir no altar. E está há 21 anos servindo a Deus.
Laura, natural de Minas Gerais, também chegou à igreja ainda criança, aos 8 anos. Com o passar do tempo, entendeu a importância da conversão e de se entregar ao Espírito Santo. Foi levantada a obreira aos 15 anos e, posteriormente, conheceu o pastor Rafael na igreja onde ele era auxiliar. Assim, passou a servir no Altar ao lado do esposo.
Ao falar sobre sua rotina, Laura explicou que o trabalho é intenso: “A gente volta todas as noites para casa cansados, mas felizes porque trabalhamos realmente para o Senhor Jesus.”

Não ignore o chamado do Ide
No final do programa, o pastor Flávio perguntou qual conselho deixariam aos obreiros que sentem o chamado para o altar, mas que, às vezes, por medo ou vergonha, não tomam a decisão de se colocar à disposição de Deus.
O pastor Rafael comentou: “É a melhor escolha que um servo pode fazer. Só o fato de ter esse pensamento já é o chamado de Deus. Tudo passa. Nós estamos envelhecendo, mas uma alma que nós ganhamos aqui faz valer a pena todo o nosso sacrifício.”
Da mesma forma, Laura reforçou o apelo: “Não perca tempo. A cada minuto pensando se vai ou não, é rejeitar o chamado de Deus. Não há escolha melhor do que servir no Altar.”
Por fim, o Pastor Flávio, com o Pastor Clóvis Lages, ressaltou sobre a importância da busca de Deus por servos que desejam, de fato, servir. Além disso, reforçaram o convite para que todos aceitem o chamado do “Ide” e não deixem passar essa oportunidade.
Confira a entrevista completa no programa:
Endereço da Igreja Universal na Bulgária é: ul. Pozitano, 20 – Center, Sófia – Sófia – 1000 – Bulgária
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo