Conheça o caminho percorrido pela caravana de Terá em Gênesis

Quinta fase mostra o itinerário de Abrão, seu pai e toda sua família em busca de novas terras

Imagem de capa - Conheça o caminho percorrido pela caravana de Terá em Gênesis

No início dessa quinta fase da novela Gênesis, o público “viajou de carona” na caravana liderada por Terá (Julio Braga) em busca de novas terras. E essa viagem, que o comerciante fez com sua família, rendeu bastante!

Segundo o historiador e professor José Lúcio, que é um dos consultores da novela, um dos locais escolhidos por Terá para fazer parada é Harã (atualmente localizada no Sul da Turquia) – como pôde ser visto nos primeiros capítulos dessa fase. Pesquisas feitas ao longo do século XX mostraram que, entre o XX e o XVIII milênio a. C., eram intensas as relações comerciais de metais (cobre), pedra duras, madeiras, alimentos e tecidos na região.

“Era da região de Harã que provinha o lápis lazúli (rocha metamórfica de cor azul), que era importante tanto para a Mesopotâmia como para o Egito”, ressalta o historiador.

Lúcio aponta também que o trajeto seguido por Terá era conhecido: “O caminho feito por ele seguiu o das principais cidades no período: a Babilônia e Mari, lugares que faziam parte das principais rotas comerciais, seguindo o rio Eufrates, e que atualmente estão no Iraque”.

Mapa mostra o fluxo comercial de Terá e sua família

Mapa mostra o fluxo comercial de Terá e sua família / ARTE/R7

As três primeiras fases da trama (Éden, Dilúvio e Torre de Babel) se passavam no Crescente Fértil, composto pelos países Iraque, Kwait, Síria, Líbano, Israel, Jordânia e Egito, onde Caim cultivava o solo e Abel se tornou pastor de ovelhas. Foi por ali também que Noé e família viveram o dilúvio.

Fases anteriores da trama

Fases anteriores da trama / ARTE/R7

“Muitas dessas cidades atualmente são objeto de estudo de pesquisas arqueológicas, paleontológicas e de outras ciências, que têm apresentado descobertas que iluminam as formas de vidas e outros aspectos culturais desses povos”, destaca o historiador.

Para acompanhar a novela Gênesis, sintonize na Record TV, de segunda a sexta, às 21h. Aos sábados, no mesmo horário, vão ao ar os melhores momentos da semana da trama. Episódios na íntegra e cenas extras podem ser assistidos no PlayPlus.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV