Conheça a geração deprimida e como vencer a depressão

Em artigo, psicóloga espanhola explica o porquê millennials e geração Z têm essa característica

A psicóloga e professora espanhola Begoña Albalat Peraita escreveu um artigo publicado em março no site de notícias acadêmicas The Conversation sobre as razões das pessoas da geração Y (ou millennials) e a geração Z serem conhecidas como “geração deprimida”.

Os millennials são os que nasceram entre 1981 e 1995 e a geração Z são os nascidos entre 1995 e 2010 (as datas são aproximadas, pois não existe um consenso social claro para esta classificação). Em seu estudo ela constatou o aumento de uso de antidepressivos e da procura por ajuda médica entre as pessoas destas gerações.

Em busca dos motivos para isso, Begoña encontra na pandemia, uso excessivo de redes sociais e a preocupação por problemas globais algumas das razões. “São gerações que se preocupam com o global, e não apenas com o particular. Pensam mais além e sentem ansiedade por mais coisas do que as particulares e individuais. Mas eles não só se preocupam, como também procuram soluções. E, muitas vezes, sentem uma responsabilidade excessiva por situações que são globais e de mais difícil solução, o que, por fim, causa ansiedade”, escreveu.

Para ela, um lado positivo deste cenário é que essas pessoas falam de forma aberta sobre o assunto e buscam ajuda. “Na verdade, foram estas gerações que quebraram o tabu que rondava os cuidados com a saúde mental. Esta é a geração deprimida porque é a geração que reconhece seu mal-estar sem vergonha, nem medo”, continuou.

O cuidado de Deus

Apesar desses assuntos estarem em alta, os problemas emocionais como ansiedade e depressão não são algo novo para o ser humano. Em muitos momentos a Bíblia abordou o assunto (leia Provérbios 12:25).

Sempre haverá problemas, conflitos, incertezas e inseguranças neste mundo material. A única forma de permanecer firma e bem diante de tudo é se apegar à fé na Palavra de Deus. Afinal, Ele é o Único onisciente, onipresente e onipotente e que pode nos sustentar e salvar em meio aos problemas. Está escrito:

“Lançando sobre Ele (Senhor Jesus) toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.”

1 Pedro 5:7

“Quando trazemos a Palavra de Deus para a nossa mente ela expulsa as ansiedades, os sentimentos negativos e nos acalmamos, ficamos seguros e confiantes, entramos no caminho correto”, explica o Bispo Renato Cardoso.

Ela venceu a depressão

Franceline conta que a depressão tomou parte da sua infância, além de outras perturbações como visões de vultos e audição de vozes.

“Eu era muito retraída, tímida, não conseguia falar em público, fui muito reprimida na escola, principalmente quando tinha que apresentar algum trabalho; não conseguia falar, apenas chorava”, disse.

Antes mesmo de completar 12 anos de idade, conta, ela tentou o suicídio por quatro vezes, mas seu caso na família não foi isolado, pois seu pai também tentou tirar a própria vida.

“Uma noite, estava no meu quarto com a minha irmã e ouvi a minha mãe gritando; corremos para ajudar e quando chegamos à garagem, meu pai estava pendurado em uma corda, já desfalecido. Vizinhos correram para ajudar e conseguiram impedir que o pior acontecesse naquele momento”, revela.

A situação espiritual de Franceline só piorava, até que um dia, passando os programas da TV, ela sintonizou no canal que passava a programação da Universal.

“Tudo o que aquele pastor falava parecia que era comigo, pois ele descrevia exatamente a minha situação, então, resolvi ir até a igreja”, pontuou.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como está a vida de Franceline hoje:

Ademais, para lutar e vencer os problemas mentais e emocionais, participe dos encontros realizados às sextas-feiras, no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima de você. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h e 20h.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock