Conheça a Catedral de Brasília

Faça um tour virtual pelo templo que ficará pronto em breve

Imagem de capa - Conheça a Catedral de Brasília

Quando foi fundada há 61 anos, Brasília se tornou mundialmente conhecida por sua arquitetura moderna para a época, com avenidas largas, dispostas em corredores em sentidos leste-oeste e nortesul, além de diversas edificações imponentes, muitas delas com desenhos em linhas curvas, todas fruto da genialidade do arquiteto Oscar Niemeyer.

Desde então, a cidade cresceu não só em tamanho, mas em população. Se, nos anos 1960, eram 140 mil moradores, hoje são mais de 3 milhões. Para apoiar tantas pessoas em sua busca por Deus, a Universal está prestes a inaugurar uma Catedral que segue as linhas modernas da cidade. A obra teve início em janeiro de 2019 e, mesmo durante a pandemia, não parou. “A edificação é composta por quatro subsolos, pavimento térreo, quatro pavimentos superiores e cobertura, além do estacionamento com 570 vagas. A igreja terá capacidade de receber 5.252 pessoas na nave principal, salas da Escola Bíblica Infantil (EBI), salas administrativas e salões auxiliares, totalizando uma área de 43 mil m²”, afirma Valdir Júnior, engenheiro responsável pela gestão da equipe de fiscalização da obra.

Sustentabilidade
Conforme Júnior explica, o projeto contempla a reutilização da água quente resultante do calor despendido pelo sistema de refrigeração de ambientes: “Esta tecnologia surge como alternativa ao uso de chuveiros elétricos em vestiários e banheiros. Adotamos grandes áreas de jardim no entorno da edificação, permitindo maior permeabilidade do solo e microclima mais agradável.

Reutilizaremos as águas pluviais como alternativa às descargas sanitárias e para a irrigação dos jardins, limitando o uso da água tratada apenas para o consumo humano.” As fachadas são uma grande área envidraçada que se beneficiará da iluminação natural. “Haverá menor utilização de energia elétrica para iluminação. Nossos projetos foram desenvolvidos aproveitando da melhor forma possível a ventilação natural. Foram construídos reservatórios de retenção de água pluvial de grande capacidade, reduzindo significativamente o lançamento de águas em dias de chuva no sistema de drenagem das vias públicas adjacentes.”

Desafios
O Bispo Carlos Alberto Vilela de Oliveira, responsável pelo Departamento de Engenharia da Universal (Engiurd) no Brasil, conta que um dos grandes desafios da obra foi a construção de lajes com capacidade para vencer grandes vãos: “Foram utilizadas lajes de origem dinamarquesa, denominadas BubbleDeck. Essa tecnologia permitiu construir lajes prémoldadas empenadas e executar o sistema em espiral, o que permitirá a facilidade de manobra dos veículos através da redução do número de pilares da estrutura”.

Arquitetura futurista
Segundo o Bispo Oliveira, a inauguração está prevista para agosto de 2022: “no aspecto arquitetônico, a construção apresenta um edifício diferenciado dos demais da Universal. As linhas curvas revestidas de pele de vidro (aplicação de vidro na fachada) e painéis trabalhados em material de alumínio composto o identificam com a arquitetura futurista predominante nas construções mais emblemáticas da capital”.

O Templo está localizado entre Águas Claras e Taguatinga, região com maior densidade demográfica do Distrito Federal. “Será o primeiro Templo no Distrito Federal com capacidade para mais de 5 mil pessoas sentadas e será chamado de Solo Sagrado. O mais importante será que, por meio dessas portas, que se abrirão em breve, a população de Brasília terá a oportunidade de encontrar o caminho da Salvação para a sua alma. Esse sempre foi e será o único propósito da Universal”, conclui o Bispo Oliveira.

Participe da construção
A Catedral de Brasília, assim como todas as obras realizadas pela Universal, são financiadas pelas doações voluntárias feitas pelos membros e obreiros da Igreja.

Se você também quer ajudar nessa missão de levar a Palavra de Deus aos mais necessitados, leve sua contribuição à Universal mais próxima ou acesse doar.universal.org/pt e realize sua doação de maneira fácil, segura e rápida.

Participe você também das construções das novas igrejas e da propagação da Palavra de Deus.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: divulgação/Engiurd