Confusa diante da vida?

Entenda por que tantas mulheres se sentem desorientadas e saiba como se livrar desse sentimento e alcançar a paz

A vida da mulher cristã é marcada por decisões e desafios que competem somente a ela. Algumas escolhas podem repercutir em todas as áreas da vida, causando impactos na família, na carreira e em outras pessoas ao nosso redor. Por causa disso, muitas mulheres se sentem confusas e desorientadas diante das situações que surgem, especialmente quando ocorre algo inesperado. Dessa forma, elas entram em um estado de incerteza que, em alguns casos, as paralisa e gera medo e angústia.

O fato é que a cada novo dia surgem diferentes lutas e problemas e ninguém tem controle e respostas para todas as questões. Ainda assim, a vida não espera e é preciso seguir em frente. Em algum momento quase todas as mulheres já se sentiram meio perdidas diante do desconhecido e da falta de informações sobre uma situação. Entretanto, a diferença entre as mulheres é o que elas fazem quando se sentem inseguras e sem saber como agir. Mas como viver em paz em meio às mudanças inerentes ao cotidiano? Como seguir em frente, mesmo sem ter todas as respostas?

Como tomar decisões assertivas?
Em meditação sobre o tema, Viviane Freitas enfatiza que quem espera em Deus não se sente desorientado, como a Palavra de Deus assegura em Salmos 25.3: “Na verdade, não serão confundidos os que esperam em Ti; confundidos serão os que transgridem sem causa”.

Ela explica que esperar em Deus significa crer que as coisas vão acontecer no tempo dEle. É claro que a pessoa que crê nEle também deve fazer o que lhe compete e não se omitir diante dos desafios. No entanto, por alimentar uma comunhão com Deus, ela tem direção em suas escolhas e, o melhor, tem paz.

“Quando a pessoa faz a parte dela, Deus faz o que ela não pode fazer. Quando ela espera em Deus, está considerando que Deus sabe o que é melhor. Assim, ela tem paz porque sabe que o melhor será feito. E, nesse tempo, ela também sabe que Deus fará Sua obra nela. Então, não há pressa, mas há certeza de que está acontecendo algo”, diz.

A paz que excede todo o entendimento
E você, estimada leitora, o que a tem deixado confusa? O que rouba seu sono e sua paz? Viviane lembra que “a desorientação vem para todos, como uma prova de que nós não temos a solução para tudo e que precisamos de Deus”. Como você notou, a solução para suas aflições está em Deus. Por isso, em vez de tomar decisões precipitadas e quando está cheia de dúvida, que poderão lhe causar arrependimento no futuro, procure fazer uma oração sincera, pedindo a Direção de Deus para sua vida. Conte a Ele seus problemas, medos, dúvidas e tudo que está confundindo a sua mente. Dessa forma, Ele a atenderá e a conduzirá não só na tomada de decisão, mas a guiará enquanto você permitir. Se você tiver o Altíssimo como seu Senhor, a paz mencionada pelo apóstolo Paulo no versículo a seguir habitará seu ser, anulando qualquer dúvida, medo ou confusão: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7).

A paz que vem do Próprio Deus não se apoia em circunstâncias externas. Ela é muito maior do que o bem-estar. É uma tranquilidade na alma que nada abala. Essa paz é consequência da confiança completa nEle. Ela guarda nosso coração da angústia e nossa mente das preocupações. Agora cabe a você decidir se quer seguir confusa ou em paz.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty Images