Como você lida com a falta de disciplina dos seus filhos?

O relacionamento com eles é um desafio que exige sabedoria

Imagem de capa - Como você lida com a falta de disciplina dos seus filhos?

Uma mãe cansada da bagunça que as filhas adolescentes deixavam nos próprios quartos tomou uma atitude no mínimo polêmica.

A norte-americana Alice Velásquez pegou grandes sacos de lixo e colocou tudo o que estava espalhado pelos quartos das filhas dentro deles (foto abaixo), de escovas de cabelo a roupas, e até um notebook.

Para recuperar os pertences ensacados, as adolescentes teriam que pagar 25 dólares (cerca de 75 reais) por pacote escolhido aleatoriamente, sem saber ao certo o que tinha dentro. As irmãs conseguiram arrecadar o dinheiro e resgatar as coisas delas cumprindo tarefas em casa que antes sequer cogitavam fazer.

Depois de postada no Facebook, a história se tornou viral.

A história de Alice e das filhas é apenas um exemplo da forma como cada pai ou mãe lida com os seus filhos. Independentemente dos que concordam ou não com Alice, a questão é: Será que os pais estão sabendo lidar com a falta de disciplina dos filhos?

Limites e disciplina

Atitudes como a de Alice podem ou não desencadear um processo de reflexão nos filhos e trazer o resultado desejado, que é disciplina e respeito à autoridade dos pais. Não há uma receita exata, mas o certo é que o relacionamento entre pais e filhos é um desafio que precisa da sabedoria Divina para que dê certo.

“Deus, como Pai, sempre usou leis e mandamentos para colocar certos limites ao ser humano. Quando o povo de Israel saiu do Egito, a primeira coisa que Deus fez foi dar leis a Moisés, para que ele as passasse ao povo. Aquelas leis eram os limites, os mandamentos designados para organizar a vida dos israelitas, que até então não tinham um código de lei próprio”, explica o bispo Renato Cardoso, em texto publicado em seu blog.

Os filhos, principalmente quando entram na fase da adolescência, muitas vezes não gostam que os pais imponham regras, porque, nessa idade, acreditam que sabem de tudo, sabem agir da forma correta. Mas sabemos que a imaturidade pode tornar-se um fator desastroso na vida de um jovem.

Autoridade dos pais

Por isso os pais devem ser firmes e nunca se esquecer de que, por mais que seja trabalhoso, devem impor autoridade. “Pai e mãe devem agir em conjunto para determinar certos limites e regras aos seus filhos, visando o bem deles, comunicar bem essas regras e não ter medo de aplicá-las”, afirma o bispo.

Quando os pais livram os filhos das consequências dos seus erros e acertos, não permitem que eles desenvolvam o senso de responsabilidade. Por isso, o que os filhos precisam é perceber autoridade na palavra do pai e da mãe.

“Uma definição de criança é ‘alguém que ainda não desenvolveu a sua capacidade de raciocínio e juízo’. Como discutir ou debater com alguém assim? Não se discute. Seja bem claro nas regras, limite-se a dar uma breve razão por elas existirem e apenas os (os filhos) faça cumprir”, conclui o bispo.

Você está enfrentando algum problema familiar? Participe da reunião do Encontro com Deus – que acontece todos os domingos, no Templo de Salomão – para receber direção e oração por sua família. Você pode também procurar por uma Universal mais próxima de sua casa ou, se preferir, converse agora mesmo com um Pastor Online e receba uma orientação espiritual.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Reprodução Facebook e Thinkstock