Como ter um casamento feliz?

Tema foi abordado na palestra da Terapia do Amor desta quinta-feira (15). Saiba mais

Imagem de capa - Como ter um casamento feliz?

Você serve seu companheiro (a)? Uma pergunta que faz muitos casais refletirem. Os palestrantes Renato Cristiane Cardoso explicaram durante a Terapia do Amor desta quinta-feira (15), que este ato de servir não está ligado aos afazeres domésticos ou às obrigações entre o casal, mas, sim, à ação de fazer pelo cônjuge o que o Senhor Jesus fez por todos nós.

O que é preciso saber:

  • Os problemas que um casal enfrenta no seu relacionamento, muitas vezes, acontecem por causa dos desacordos entre os dois. Essas desavenças e discórdias costumam aparecer quando os cônjuges deixam de servir um ao outro.
  • O Bispo Renato e sua esposa Cristiane ainda explicaram que quando a pessoa se casa, precisa entender que passa a ser um servo do seu cônjuge, pois, o relacionamento é uma via de mão dupla. O marido, ou a esposa, tem que prestar atenção ao que está acontecendo no casamento, quais são as necessidades do outro, perguntar, conversar, estar disposto a ouvir e a ajudar sempre que necessário.
  • “O que é um casamento feliz de verdade? O casamento feliz só tem um Senhor e não é o homem e nem a mulher. Precisamos entender que casamento feliz é feito de dois servos e um Senhor, ou seja, marido e mulher, os dois têm que ser servos e os dois têm que ter um Senhor”, disse o Bispo Renato.
  • A partir do momento que o casal entende o que é servir, ajudar e se colocar à disposição do outro, pode transformar o casamento.

O que diz a Bíblia:

“SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:1-2

… Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.”  Efésios 5:21-23

“Para entender a passagem é preciso entender o contexto do que Deus está falando. A Palavra está nos chamando para sermos imitadores de Deus como filhos amados, este é o exemplo de Deus para nós. Temos que imitar a entrega, o tipo de entrega que Jesus fez, que foi a entrega voluntária, em amor. O marido e a mulher são servos um do outro e ambos de Deus”, reforçou o Bispo.

Os dois tipos de servos:

Cristiane, então, comentou que existem dois tipos de servos, o bom e fiel e o servo mau.

“O servo bom e fiel é aquele que serve; se no casamento eu sou uma serva de Deus, logo questiono: o que o meu Senhor espera de mim como esposa? O que o meu Senhor espera que eu faça para o meu marido? Como Ele quer que eu trate o meu cônjuge? Quando você tem um relacionamento com o seu Senhor – que é Deus -, então, Ele lhe ensinará a servir e a opinião dEle sobre casamento será soberana”, disse.

Dois pontos para serem observados:

O Bispo apontou ainda que existem duas coisas que se deve observar no casamento, a primeira é o porquê existe tantas atrocidades e qual o tipo de relacionamento que você tem que ter com Deus.

“Por que existem tantas atrocidades, tragédias absurdas entre casais hoje? Por que as tragédias acontecem entre as pessoas? Porque elas não querem servir, não há um Senhor em suas vidas…”

E continuou: “Qual é o tipo de relacionamento que você tem com Deus? Basta observar o relacionamento que você tem com seu cônjuge. O casamento é o melhor termômetro da sua vida espiritual. Se o casamento vai bem, sua vida com Deus vai bem, se o seu relacionamento está mal, sua vida com Deus também estará mal”.

Participe da palestra da Terapia do Amor:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Av. Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão. Saiba o horário e endereço em outras localidades, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock e reprodução