Como ter a certeza do batismo com O Espírito Santo?
Saiba por que essa dúvida já é a resposta à pergunta
Muitas pessoas estão dedicadas à busca pelo Espírito Santo. Nessa fase é comum o questionamento: “como saber se fui batizado com o Espírito de Deus?” Esse tema, de extrema importância, foi abordado recentemente pelo Bispo Edir Macedo durante o programa Palavra Amiga. Ele explicou que um dos sinais do recebimento do Espírito Santo é a segurança que a pessoa demonstra ao enfrentar as tribulações. Aconteça o que acontecer, o batizado por Ele sabe que não está sozinho e dEle obtém sustento e direção para o viver, como uma espécie de GPS certeiro.
Em contrapartida, sem o Espírito Santo, a pessoa precisa direcionar a si mesma e, muitas vezes, acaba se perdendo. Há também insegurança e, mesmo que ela creia no Senhor Jesus, muitas vezes não há sucesso em obedecer aos Seus ensinamentos. Essa pessoa ora está na fé, ora está na dúvida e a própria dúvida já é indicação de que ela não tem o Espírito Santo.
Em relação a isso, o Bispo Macedo afirmou que “o Espírito Santo confirma e testifica que a pessoa é dEle. Ela é convencida pelo Próprio Espírito que está nela. Se você recebeu o Espírito Santo, então, o Espírito Santo vai convencer você. Se não convenceu, se há um mínimo de dúvida, é porque você não tem o Espírito Santo”.
A certeza do erro
Muitas pessoas têm certeza de que possuem o Espírito Santo, mas estão enganando a si mesmas e o fato de não o terem recebido pode ser visto em seus frutos.
O Senhor Jesus alertou em Mateus 7-17.20: “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos; e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.
Assim como os frutos da árvore são resultado do que ela é, do que há dentro dela, os frutos de uma pessoa são resultado de seu interior e “o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”, como podemos ler em Gálatas 5.22.
É necessário fazer constantemente uma autoavaliação sobre a sua condição espiritual. Isso porque existem pessoas que se dizem cheias do Espírito Santo, mas levam uma vida de erros e, se olharem para seus frutos e reconhecerem o engano, terão a oportunidade de buscar pelo socorro divino.
Em Jeremias 17.8 está escrito: “Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro” – que significa a pessoa que se planta junto a Deus –, “e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto”. Ou seja, quem prioriza o Espírito Santo não vê a sua vida ser alterada pelas circunstâncias externas. Ela pode passar pelos maiores desafios, mas encontra forças para permanecer firme e segue dando bons frutos.
O que é necessário para ter o Espírito Santo?
O Bispo Macedo aponta que para receber o Espírito Santo é necessário antes se arrepender dos pecados e que esse arrependimento não é um sentimento, mas uma atitude. “Vou dar um exemplo de arrependimento: você está indo na direção do norte e se arrependeu, então imediatamente você dá meia volta e vem para o sul. Arrependimento é uma atitude, uma decisão que a pessoa toma por livre e espontânea vontade. Não é uma coisa imposta pela religião, por terceiros, mas é uma coisa pessoal”, explica o Bispo.
Quando a pessoa se arrepende, abandona o erro e busca viver uma vida justa, ela chama a atenção de Jesus para a sua vida. “Vivendo no que é verdadeiro, honesto, justo e puro você pode ter certeza que o Espírito Santo descerá sobre você, porque Ele verá o seu esforço. Então Jesus mesmo cuida de você, lhe enchendo do Espírito Santo”, assegura o Bispo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo