Como solicitar aposentadoria e salário-maternidade?

Confira a modalidade de requerimento que promete diminuir o fluxo nas agências

Imagem de capa - Como solicitar aposentadoria e salário-maternidade?

Desde o dia 21 de maio, os interessados em solicitar aposentadoria por idade ou salário-maternidade devem pedir a concessão do benefício pela internet ou telefone, sem necessidade de comparecer a uma agência da Previdência Social. A medida faz parte de uma estratégia para encurtar o processo entre o segurado e o benefício, eliminando as etapas burocráticas.

Em entrevista concedida à Folha Universal, o diretor de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Ribeiro, disse que o objetivo é melhorar o atendimento. Ele explicou que, ainda neste ano, outros benefícios que dependem de análise administrativa passarão a ser solicitados pelo mesmo sistema, entre eles a aposentadoria por contribuição e a pensão por morte. “Temos um número reduzido de agências (1.700) para um país com 6 mil municípios. Estamos focando na concessão dos benefícios por meio de outros canais de atendimento, de forma que a pessoa não precise se deslocar até a agência. Ou, caso seja necessária a visita ao INSS, que ela seja resolutiva.”

Antes era necessário gerar um protocolo para ir a uma agência e obter o requerimento. Hoje, ele é gerado pela internet ou pelo telefone.

O número de solicitações para a aposentadoria por idade e salário-maternidade é de cerca de 1,4 milhão por ano. O agendamento para comparecer a uma agência do INSS demora, em média, 40 a 60 dias. Ao todo, o processo pode demorar até 100 dias.

Com a mudança, Ribeiro espera que a concessão ocorra em poucos minutos. Nos casos específicos, em que a análise de informações é necessária, o tempo máximo será de 45 dias.

Como funciona?

A solicitação deve ser feita pelo site Meu INSS (inss.gov.br) ou por meio do número 135. A central telefônica atende de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.

O solicitante deverá ter em mãos CPF, RG, número de inscrição na Previdência (PIS, NIT ou NIS), carnê de contribuição e a carteira de trabalho. No caso do salário-maternidade é preciso ter a certidão de nascimento do filho (a).

Ribeiro explica que 15% a 20% dos interessados vão conseguir fazer a solicitação na hora e acompanhar o andamento da concessão no site. Ele acredita que as dificuldades com esse novo formato serão mínimas. “Antes, o tempo de espera era superior a 1 hora e o de atendimento a 45 minutos. Estamos reduzindo isso nos dias de hoje”, finaliza.

Serviço funciona?

O entrevistado Edvaldo Aparecido Lopes, de 52 anos, e com 39 anos de contribuição, entrou em contato com o INSS para obter informações. Confira o que ocorreu:

Central 135

Ligou duas vezes, às 7h20 e às 14 horas, e não conseguiu ser atendido

O atendimento ocorreu na terceira tentativa, às 8h54, depois de 18 minutos de espera

O atendimento durou 3 minutos. O atendente informou que ele poderia fazer o requerimento na hora e que ele deveria esperar 45 dias para saber o resultado

No site MEU INSS

*Na primeira tentativa, ele teve dificuldades para entender o funcionamento do site, que solicitou um cadastro no portal cidadão.br, para criar uma senha e validar o acesso

*Edvaldo levou 20 minutos para fazer o cadastro no site e teve dificuldades para validar as senhas de acesso, ação que exige domínio mínimo dos recursos da internet

*O site Meu INSS solicitou as seguintes informações: Estado de nascimento, última contribuição para a Previdência, empresas em que trabalhou, pagamentos feitos ao INSS e último salário

*O sistema deu erro logo na primeira tentativa

*Com ajuda de outra pessoa, ele conseguiu acessar o sistema na segunda tentativa. O pedido dele não foi aceito, pois, segundo os requisitos da nova aposentadoria, ele precisa ter ao menos 180 meses de contribuição e idade mínima de 65 anos. Edvaldo tem 468 meses de contribuição e 52 anos

imagem do author
Colaborador

Por Katherine Rivas / Foto: Fotolia