Como ser virtuosa?

Essa característica foi desenvolvida pelo próprio Deus. Confira como você pode se tornar uma mulher conforme a vontade dEle

No dicionário da língua portuguesa, a palavra virtuoso é definida como repleto de virtudes (boas características morais), honrado, honesto, que expressa boa conduta, em conformidade com o correto, cheio de ânimo e de boa vontade, esforçado, que alcança o propósito esperado e eficaz.

A Bíblia também descreve esse atributo, que é direcionado às mulheres, em Provérbios 31.10-31, que destaca que a mulher virtuosa é uma pessoa de muito valor, com boas atitudes e rara.

Quando uma mulher se depara com essa descrição – cheia de adjetivos –, parece que jamais vai alcançá-la, mas não é por acaso que ela é pauta do Texto Sagrado e foi deixada como exemplo pelo Próprio Deus.

A Mulher V
Para tratar com mais clareza desse tipo de mulher, a escritora Cristiane Cardoso escreveu o livro A Mulher V, em que explica como é possível se tornar virtuosa, mesmo diante de um período de grande alteração dos valores e dos propósitos da mulher. A obra, que foi lançada em 2010, já ajudou milhares de mulheres mundo afora e agora ganhou uma série com o mesmo nome, composta de 22 episódios exibidos pela plataforma Univer Vídeo. Em cada um deles são detalhadas as qualidades da mulher virtuosa e mostrados exemplos para que a telespectadora se torne esse tipo de pessoa com um valor imensurável.

Papel da mulher
No primeiro episódio da série, Ester Bezerra fala em detalhes do papel da mulher, segundo o que Deus planejou, e como ela pode ser bem-sucedida nessa tarefa de ser virtuosa. “Para sermos sábias e nos tornarmos essa mulher virtuosa é preciso que tenhamos o temor a Deus, pois tudo o que formos fazer, vamos fazer o certo para não errar contra Deus”, comenta.

Em Provérbios, a mulher virtuosa é descrita como digna de confiança, sábia, bondosa, caprichosa, prendada, não preguiçosa e com capacidade de liderança. “Essa é a mulher que Deus espera que sejamos: espiritual, que dependa dEle, que faça tudo em harmonia e com o coração voltado em agradar a Deus. Então, em tudo ela será bem-sucedida”, ensina Ester. A mulher V é admirada por todos ao seu redor porque ela procura agir com temor, respeitando o seu marido e auxiliando sua família.

Ela também menciona que a maioria das mulheres não tem dado atenção a esse atributo porque estão preocupadas em disputar o espaço com os homens. “A força não é para a mulher, então o seu louvor deve estar em fazer o seu papel de administrar o lar e sua família com sabedoria, providenciando tudo o que é preciso. E essa sabedoria vem dos ensinamentos de Deus, ouvindo a Sua Voz e seguindo a Sua Palavra”, conclui.

A série
Se você deseja aprender mais sobre esse tipo de mulher e quer viver conforme os propósitos de Deus, acompanhe a série na íntegra. Acesse univervideo.com.br.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: Getty images e reprodução