Como ser mais produtivo e parar de procrastinar

Imagem de capa - Como ser mais produtivo e parar de procrastinar

Você gosta de procrastinar, adiar as coisas e deixar para depois? Tem dificuldade de cumprir prazos? Quer ser uma pessoa produtiva? Eu estava meditando hoje no capítulo 17 do livro de Gênesis, que mostra quando Deus muda o nome de Abrão para Abraão e faz uma aliança com ele, garantindo que lhe dará um filho de sua esposa, Sara. No capítulo anterior ocorre aquele deslize de fé de Abraão e Sara – ela propôs ao marido que se deitasse com a serva para ter um filho por meio de barriga de aluguel. Deus veio a ele e fez uma aliança: “Esta é a minha aliança, que guardarei entre mim e vós, e a tua descendência depois de Ti: que todo o homem entre vós seja circuncidado. (Gênesis 17.10). Ou seja: ter a carne do prepúcio cortada a partir daquele momento na casa de Abraão e toda sua descendência.

A nossa circuncisão nos dias de hoje é no coração, graças a Jesus, mas ela é muito difícil. A circuncisão na carne do menino judeu é feita no oitavo dia após o nascimento, mas a circuncisão debaixo da graça é diária, para homem e mulher. Diz o Texto Sagrado: “Então tomou Abraão a seu filho Ismael e a todos nascidos na sua casa, e a todos comprados por seu dinheiro, todo homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne de seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com Ele.” (Gênesis 17.25).

Abraão fez no mesmo dia aquilo que era muito doloroso para ele e para todos os homens que foram circuncidados. Quando Deus falou para que ele saísse da casa de seus pais, Abraão prontamente obedeceu, diferentemente de Ló. Quando os anjos do Senhor foram a Sodoma para salvar Ló e sua família, disseram: “sai, vamos embora, depressa, a cidade será destruída”. O fogo estava prestes a descer e Ló estava apegado às coisas. Deus não apressou Abraão, mas ele se apressou em obedecer. Deus apressou Ló, mas ele ficou arrastando os pés.

Até quando demorar para fazer o que Deus manda? Abraão cortou na carne e às vezes temos que cortar na carne para obedecer. Ninguém alcançará os benefícios de Deus sem sacrifício. Esse é o preço da aliança com Ele: obedecer prontamente, não importa a dor que você tenha que enfrentar.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images