Como ser admirável aos olhos de Deus?
Descubra o que torna uma mulher singular e digna de apreciação
Ter milhões de seguidores. Ser bonita. Usar looks da moda que valorizam suas curvas. Não levar desaforo para casa. O que, afinal, torna uma mulher admirável? Se, aos olhos de muitas pessoas, a mulher admirável se enquadra nas descrições acima – linda, moderna e insubordinada –, a Palavra de Deus mostra uma mulher diferente cuja beleza está no seu espírito: “O enfeite delas não seja o exterior (…) Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1 Pedro 3:3-4).
Desde os primórdios, os valores e a ideia do que é belo são distorcidos. Para Deus, a mulher admirável é mais do que um rostinho bonito e passa longe da que tem uma postura autoritária. Ela é aquela que aprendeu a mansidão. O que, porém, é ser mansa na prática? Certamente não significa se anular nem ser passiva.
A mulher mansa observa, entende que tipo de reação a situação está pedindo e age com equilíbrio. Ela sabe o que fazer, como fazer e quando fazer. No casamento, ela não ignora os erros do companheiro, mas sabe corrigi-lo sem gritos ou enfrentamento e, ao mesmo tempo, valoriza o que ele tem de bom e é uma companheira agradável.
A submissão é parte da postura dela. Ao contrário do que possa parecer, ser submissa não é aceitar tudo calada, mas permitir que o marido exerça a liderança e participar com ele, ajudando-o com o que ele precisar a cada dia. Quem aprende a se submeter constrói uma aliança forte e na qual existem limites saudáveis.
Sara viveu numa época em que muitas mulheres não tinham senso de valor próprio. A Bíblia não a descreve como temente a Deus, mas mostra que ela cria em Abraão. Sua fé nele foi tão grande que, mesmo sem ouvir a Deus, ela acompanhou o marido, abandonou tudo e enfrentou o deserto e vários perigos. Abraão, por sua vez, era justo, tinha um caráter íntegro, amava Sara como companheira e foi fiel a ela, apesar de sua esterilidade.
Essa virtude de Sara a diferenciou dentre tantas mulheres e hoje, amiga, você pode desenvolver a mansidão, a submissão e a cumplicidade que apoia e corrige com sabedoria. Isso fortalecerá o seu relacionamento. Aprofunde-se nesse tema com a série Mulheres da Bíblia no UNIVER Vídeo. Na plataforma, busque pela temporada 2 (T2), episódio 1.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo