Como se valorizar dentro de um relacionamento?

Imagem de capa - Como se valorizar dentro de um relacionamento?

A aluna Sabrina está lendo o livro Namoro Blindado e pede ajuda ao casal Renato e Cristiane Cardoso. Ela namora um rapaz da Igreja há seis meses. Ele é divorciado, mas o que a incomoda são as viagens que ele faz a trabalho no novo emprego. Sabrina afirma que, ao chegar, ele nem liga para ela. A família dela diz que ela precisa terminar o namoro, mas ela quer saber dos professores o que deve fazer.

SABRINA – Namoro um rapaz há seis meses. Ele é muito legal, trabalhador, esforçado e somos da mesma Igreja. Ele já se divorciou uma vez, dois anos atrás, e não arrumou ninguém desde então. Nós nos conhecemos desde a época da escola e eu acompanhei toda a trajetória dele. Temos sonhos em comum, mas ultimamente o que está me tirando do sério é o fato de ele estar viajando muito Brasil afora. Além disso, não temos muito diálogo. Sou sempre eu que puxo conversa. Ele só vem em casa quando eu o chamo ou faço almoço. Quando ele chega de viagem nem vem mais aqui. Eu não o vejo abrir mão de algumas coisas pelo relacionamento. Um dia ele queria ir à praia, mas eu não queria e acabamos brigando. Ele não é flexível e isso está me incomodando muito. Minha família diz que tenho que terminar o namoro. Eu gostaria de saber o que devo fazer.

Renato – Você viu que ele gosta de comer sua comida, mas não está dando nada em troca. Apesar de terem objetivos em comum, me parece que não é bem assim, porque ele não está colocando o mínimo de esforço na relação, que é dar atenção a você.

Cristiane – Quando a pessoa está namorando, ela quer estar com a outra. São muito estranhos esses namoros em que a pessoa não faz questão de estar com a outra e não faz nada pela outra. Não me parece que ele esteja tão interessado assim em você. O fato é que você está muito interessada e ele está se aproveitando do seu interesse. Por mais que você o conheça há anos e tenha visto tudo pelo que ele passou, você deveria estar ciente disso, pois contou que está lendo o livro Namoro Blindado e vê nossos vídeos. Você deve estar ciente de que não há interesse da parte dele, mas está querendo uma fórmula para mudar essa situação e ela não existe. Se ele não quer você, não é a sua comida ou a sua conversa que vão transformar isso. Sua família tem razão quando diz que você deveria ter terminado com ele, pois só você está namorando. Na cabeça dele não há namoro e não há como você manter uma amizade, pois, se você gosta dele, vai sofrer mais. Você deve terminar o namoro, dizer que não estão no mesmo ritmo e que não perderá mais tempo com ele.

Renato – Há um mínimo que tem que ser feito em um namoro, como ligar, fazer questão de estar presente com certa frequência e buscar a companhia da outra pessoa, afinal, vocês estão se cortejando. Aliás, na verdade, ele deveria estar cortejando você, mas não está. Antigamente, o homem ia até a mulher. Hoje o homem não tem de ir até ela. Ela liga, dá carona, paga as contas e o homem fica naquela situação de preguiça.

Cristiane – Hoje a mulher está sofrendo e o homem deixa para lá. Se ela quer um relacionamento, ela tem que correr atrás, porque os homens não estão fazendo isso. Esse é o problema dessa modernidade toda de movimentos que falam para a mulher fazer tudo o que o homem faz. Se você não quer entrar nesse rol de mulheres que ficam atrás dos homens e só reclamam, saia dessa
e se valorize.

Renato – Você tem que procurar se valorizar, porque para ele está cômodo como está e ele já considera que conquistou você. Eu acho que você começou esse relacionamento de forma errada e, caso não queria terminá-lo, precisa, no mínimo, se valorizar. Faça o desafio da autovalorização: entre em meu blog e encontre lá a postagem que ensina como se valorizar em um relacionamento. Siga as dicas à risca e pratique-as pelo menos por 30 dias. Se ele realmente gosta de você, vai procurá-la. Mantenha isso.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images