Rede aleluia
Como se antecipar às oportunidades?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 1 de Agosto de 2021 - 00:05


Como se antecipar às oportunidades?

Saiba o que você pode fazer para aproveitar o momento certo de ascender profissionalmente

Como se antecipar às oportunidades?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o mínimo que o trabalhador quer é uma oportunidade para mostrar suas qualidades, ter seu trabalho reconhecido, ser remunerado adequadamente conforme suas qualidades e ser promovido de acordo com seu desempenho. Mas nem sempre a ocasião surge no tempo que ele quer ou, pior ainda, ele não está preparado para aproveitá-la quando ela aparece. Outros acreditam que se trata de um jogo de cartas marcadas e que somente a sorte conta para ascender na carreira.

Para a psicóloga Luciane Vecchio, especialista em desenvolvimento humano, empreendedorismo, carreira e liderança, quem conta com a sorte raramente conseguirá chegar ao recrutador e conquistar o emprego desejado. “É essencial buscar desenvolvimento comportamental e técnico e não se acomodar onde e como está por acreditar que está seguro. Dessa maneira, tem mais chance quem se prepara e, principalmente, sabe o que quer e usa estratégias para alcançar o que deseja. Afinal, o tempo é curto e a concorrência é grande”, avalia.

De acordo com Luciane, a formação e o estudo constantes são importantes para galgar novos postos. “Aprender nunca é demais e não ocupa espaço. Formação técnica é essencial, mas já vi muitas pessoas perderem o emprego por causa do comportamento. Então, independentemente do segmento em que atuamos, tudo o que estiver relacionado ao autoconhecimento, principalmente nesse momento de grandes mudanças em que vivemos, deverá ser foco de estudos e poderá ajudar muito”, salienta.

Há algumas competências comportamentais que são úteis em qualquer área e profissão e podem ser usadas para que o indivíduo cresça profissionalmente. “Essas soft skills, como são chamadas, são competências emocionais, mentais e até mesmo sociais que podemos aprimorar e que nos apoiam na melhoria dos relacionamentos e da compreensão de nós mesmos. Desenvolvê-las, portanto, vai trazer a possibilidade de você expandir seus saberes e possibilidades reais de ascensão”, esclarece Luciane.

Há algumas habilidades que aparecem bastante nos processos seletivos atualmente: “comunicação e sociabilidade; empatia e escuta ativa; capacidade de trabalhar e produzir bem em equipe; inovação, criatividade e iniciativa; visão estratégica e sistêmica; adaptabilidade e resiliência; inteligência emocional; gestão de conflitos; saber lidar com estresse; senso de urgência; ser um orientador estratégico de pessoas; gestão do tempo; raciocínio estratégico; e negociação”, elenca Luciane.

Ela também aponta que, nesse processo, as indicações, recomendações e referências não podem ser esquecidas. “A maior parte das pessoas conhece a palavra networking, mas poucas a praticam de verdade ou sabem como fazê-lo. Uma dica prática é elaborar uma lista das pessoas com as quais você tem boa relação, aquelas com as quais quer estabelecer networking e as que desconhece e colocar ao lado de cada nome qual ajuda você poderia fornecer. Você poderá falar com algumas delas, retomar contatos e mostrar como pode apoiá-las”, sugere.

Para os que falam de barreiras para alcançar o sucesso, Luciane pergunta: “você já viu pessoas criadas nas condições mais dificéis terem um tremendo sucesso no futuro? Se perguntássemos o que elas seriam em alguns anos, mesmo no cenário mais adverso, elas diriam algo que ninguém acreditaria e isso só é possível por meio do planejamento, da persistência e do bom uso do tempo. Pessoas bem-sucedidas organizam a agenda semanal muitas vezes no domingo à noite e conseguem focar e produzir de forma muito mais inteligente. Com certeza essas pessoas sabem onde querem estar, até mesmo daqui a 20 anos”, analisa.

Para quem quer ter sucesso na carreira e ainda não sabe qual deve ser o primeiro passo, uma dica é participar do Congresso para o Sucesso, palestra motivacional que ocorre no Templo de Salomão, em São Paulo, todas as segundas feiras, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h, ou na Universal mais próxima de você. Faça como milhares de pessoas que estão sendo bem-sucedidas em seu trabalho depois que encontraram uma nova visão de vida.


Como se antecipar às oportunidades?
  • Eduardo Prestes - Arte: Eder Santos 


reportar erro