Como saber se a roupa é de qualidade?

Reunimos dicas que vão ajudar você a não cair em ciladas na hora de comprar

Imagem de capa - Como saber se a roupa é de qualidade?

Quem nunca ficou empolgada ao ler as letrinhas vermelhas no cartaz de uma loja do shopping, anunciando “60% off” no valor das roupas? Mas, ao mesmo tempo que a empolgação de pagar barato pelas peças se transforma em minutos de alegria para algumas, para outras a felicidade se transforma em arrependimento dias depois. Nada pior do que voltar para casa com uma peça descartável e ver que seu dinheiro foi mal investido. Por isso, não se limite a olhar apenas o valor que consta na etiqueta. Seja curiosa e, acima de tudo, analise a qualidade da peça. Não precisa ser expert em corte e costura para fazer essa avaliação. Se o assunto é de seu interesse, acompanhe a seguir nossas dicas e livre-se das possíveis ciladas das liquidações.

• Avalie o tecido

Para analisar a qualidade, olhe a peça contra a luz natural ou artificial e descubra seu nível de transparência. A lógica é a seguinte: quanto mais grosso for o material, melhor será a qualidade da roupa.

• Estica e puxa

Puxe levemente uma parte do tecido em direções opostas. Se o tecido for de qualidade, não haverá alteração no formato original da peça.

• Leia a etiqueta

Crie o hábito de ler a etiqueta, que indica a composição exata da peça. No geral, roupas de fibras naturais, como algodão, linho, lã e seda, além de mais confortáveis, têm melhor caimento e são mais resistentes a lavagens e desgastes inerentes ao tempo do que as de fibras sintéticas, como náilon e poliéster. Peças de viscose, por exemplo, embora derivadas de uma fibra artificial, tendem a não decepcionar, já que a fibra é feita a partir da celulose.

Embora as roupas de fibra artificial não amassem tanto, leve em conta que elas formam as odiadas
bolinhas com facilidade, além de não deixarem o corpo respirar tanto como as de fibra natural. Nesse caso,
prefira as peças de fibras sintéticas confeccionadas com fios naturais, o que melhora consideravelmente sua durabilidade.

• Zíper à mostra

O zíper não deve ficar em evidência, a não ser que faça parte do design da roupa e seja de boa qualidade. Caso contrário, pense duas vezes.

• Veja os detalhes

Peças de qualidade prezam pelo bom acabamento. Portanto, esteja atenta aos detalhes. Quanto à costura, dê preferência a peças de costura dupla, que aguentam por mais tempo. Fique atenta também à espessura do fio, já que os mais finos tendem a fazer com que a roupa dure menos. E repare se há espaços entre os pontos costurados. A costura deve ser firme para
evitar imprevistos.

Vale ressaltar: a roupa não deve ser apenas bonita por fora, mas estar bem feita por dentro. Se a peça está bem acabada por dentro, não lhe trará frustrações. E atenção a peças com estampas xadrez e listras. O desenho deve se complementar na parte dos bolsos e nas demais partes.

• Preze pelo bom caimento

Nada de preguiça! Veja o caimento da peça no corpo. Experimente, ande, sente, abaixe, veja se a roupa acompanha seus movimentos, se não incomoda você ou causa algum tipo de desconforto (se “pinica”, por exemplo). Nada pior do que isso, não é mesmo?

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Foto: Fotolia