Como resistir às tentações e viver em santidade?

O Bispo Adilson Silva ensina o segredo para conseguir negar a si mesmo e permanecer na fé

Imagem de capa - Como resistir às tentações e viver em santidade?

Ao contrário do que muitos cristãos imaginam, o maior inimigo do ser humano é ele mesmo e não o diabo. O motivo é que herdamos a condição de Adão, conforme a Bíblia explica (1 Coríntios 15:45). Assim, todas as pessoas – nascidas de Deus ou não – possuem instintos carnais, pois é da natureza humana. Entretanto, aquele que teve o novo nascimento não se dedica à prática do pecado (1 João 3:9).

É por isso que a Bíblia ensina: “Melhor é o que… controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” Provérbios 16:32

O Bispo Adilson Silva explica que enquanto estivermos neste mundo a nossa natureza carnal irá se manifestar e nos fazer ir contra a disciplina do Reino de Deus.

Como resistir aos impulsos da carne?

“A carne vai fazer você se irar e guardar mágoa contra alguém que lhe fez o mal, você vai ser tentado a odiar, a não perdoar, a fazer da mentira uma ferramenta pra se safar de algum problema ou para alcançar um objetivo e mais uma série de comportamentos e atitudes das quais qualquer pessoa está sujeita a cometer”, alerta o Bispo Adilson.

Então, qual é o segredo para resistir aos impulsos da carne e não errar? A resposta é: o Espírito Santo.

Obviamente a pessoa que possui o Espírito Santo também está sujeita às tentações, por isso o Senhor Jesus advertiu: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41

Ou seja, a pessoa que conhece a Palavra de Deus tem a consciência do que é certo e do que é errado, do que deve ou não fazer. Mas a natureza dela sempre vai se inclinar para o erro.  Por isso, ela tem de lutar até o último dia contra esta natureza carnal.  Isto é, negar a própria vontade para fazer a vontade de Deus.

Abraão é o nosso padrão de fé

Neste sentido, Abraão é o nosso maior exemplo, destaca o Bispo Adilson. “Porque ele foi especialista em dizer ‘não’ para si e ‘sim’ para Deus. Por isso, ele foi chamado por Deus de o pai da fé. A Bíblia diz ‘olhai para Abraão’. Ele é a matriz do que Deus quer para o cristianismo, é a pessoa que serve de padrão para a nossa fé.  Então, se você quiser o Reino de Deus, ser salvo, ter uma parceria com Deus, negue-se a si mesmo”, orienta o Bispo.

E para que você consiga dominar a sua carne, ter este autocontrole, você precisa receber o Espírito Santo. Pois, Ele é Quem irá lhe guiar em todos os momentos onde quer que você esteja. “Por isso, o batismo com o Espírito Santo não pode ser uma opção. É uma questão de sobrevivência da sua fé. Pois, só por meio dEle, você conseguirá permanecer até o fim”, alerta o Bispo.

Reunião do Encontro com Deus

Se você ainda não recebeu o batismo com o Espírito Santo ou precisa de um avivamento espiritual, participe da Reunião do Encontro com Deus, que acontecem, aos domingos, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images