Como recomeçar depois de um relacionamento que não deu certo

O divórcio parece banalizado, mas deixa marcas difíceis de superar. Saiba como ter uma segunda chance sem cometer os mesmos erros 

Imagem de capa - Como recomeçar depois de um relacionamento que não deu certo

O vai e vem dos casais está cada vez mais tornando as relações instáveis. Mas, qual tem sido o preço disso? Pessoas frustradas saindo dos relacionamentos cheias de traumas, especialmente após o sofrimento de uma separação. O divórcio parece banalizado, mas deixa marcas difíceis de superar. Afinal, recomeçar não é tão simples e pode trazer problemas antigos à tona.

Além disso, os divorciados enfrentam rótulos, estigmas, preconceitos e o medo de voltar a se relacionar. E, quando encaram uma segunda chance, carregam a bagagem do relacionamento anterior. O que pode novamente causar decepções e tristezas irreparáveis para a sua vida amorosa. Por isso, muitos divorciados têm medo de recomeçar uma vida a dois.

O tema “Como recomeçar depois de um relacionamento que não deu certo” foi abordado recentemente no programa “The Love School – A Escola do Amor”, que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV. Nesse episódio, os apresentadores Carlos e Cintia Cuccato comentaram como, mesmo sendo difícil passar por uma separação, as pessoas ainda optam pelo divórcio e buscam uma segunda chance em outro relacionamento.

Evitar repetir os mesmos erros

Entretanto, o casal alertou que, para recomeçar, é necessário saber fazer do jeito certo, para evitar repetir os mesmos erros do passado em um novo relacionamento. Por exemplo, identificar os problemas que enfrentou, cuidar do seu interior e da sua bagagem pessoal (experiências), tomar a atitude de mudar e investir nessa mudança.

A exemplo do que aconteceu com Luciano Sande. O seu primeiro relacionamento passou por muito conflitos. Foram três separações até o divórcio. Filho de pais divorciados (o seu pai abandonou a família após a separação), desde os 10 anos ajudou a mãe e o irmão com as despesas. Aos 17 anos, já tinha sua própria casa e conheceu sua futura esposa.

Luciano nutria o sonho de ser pai. Casou-se e teve dois filhos. Contudo, continuava a viver uma vida de solteiro, frequentando festas noturnas. Com o  tempo, a situação em casa só piorou. Ele já não dava mais atenção para a família e as brigas eram constantes. A convivência se tornou insuportável. Sua esposa pensou até mesmo em matá-lo e ainda tentou o suicídio.

Com a saída da filha de casa veio a primeira separação. Ele pediu perdão e uma nova chance. Mas, os problemas voltaram. Ambos eram muito ciumentos. Veio a segunda separação. Reataram pouco tempo depois. A terceira separação culminou no divórcio. Nesse ínterim, Luciano já frequentava as palestras da Terapia do Amor, à convite de um amigo.

Recomeçar do jeito certo

Apesar da resistência inicial em ir às palestras, aos poucos Luciano percebeu que estava mudando. Até o dia da grande virada na sua vida amorosa. Ele conheceu Daniela, que também frequentava assiduamente a Terapia do Amor.

Foram 3 meses conversando até oficializarem o namoro. Ambos tinham o mesmo propósito e isso os aproximou. Com os ensinamentos das palestras colocados em prática, aprenderam a construir um casamento saudável e feliz.

Assista abaixo ao vídeo na íntegra e saiba mais sobre essa história:

Ademais, esse episódio do programa também apresentou os relatos de quatro pessoas que contaram as suas histórias acerca do tema e falaram sobre a dor e o peso do divórcio, as dificuldades enfrentadas e como se deram uma segunda chance para recomeçar.

Aprenda mais sobre o amor inteligente

Muitos são os desafios no dia a dia de um relacionamento. A rotina, os pormenores de cada um, as manias e outras diferenças que precisam ser superadas. Você quer entender as causas do desgaste de um relacionamento a dois e como reverter essa situação? Saiba mais aqui.

Participe da Terapia do Amor e receba orientações para viver em um lar harmonioso. A palestra ajuda solteiros, namorados, noivos e casados. Em São Paulo, no Templo de Salomão, às quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. Ou, encontre uma Universal mais próxima de você.

Você ainda pode acompanhar a mensagem aos casais durante a reunião de domingo, no Templo de Salomão, às 9h30, e receber orientações sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images