Rede aleluia
Quais são as causas do desgaste de um relacionamento a dois?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 29 de julho de 2020 - 22:19


Quais são as causas do desgaste de um relacionamento a dois?

O programa The Love School, apresentado pelo casal Carlos e Cintia Cucato, abordou o tema

Quais são as causas do desgaste de um relacionamento a dois?

Muitos são os desafios no dia a dia de um relacionamento. A rotina, os pormenores de cada um, as manias e outras diferenças que precisam ser superadas. Caso contrário, podem causar problemas complicados de serem revertidos, como o desgaste na relação. Isso aconteceu com os famosos cantores de sertanejo Maiara e Fernando Zor. Entre muitas idas e vindas, episódios de ciúmes e declarações na internet, eles anunciaram novamente o fim do namoro.

A verdade é que muitos casais que enfrentam situação semelhante já tentaram de tudo e a única solução que encontraram foi colocar um ponto final na relação. Mas, antes de tomar essa decisão, será que eles tentaram mudar a si mesmos? Algumas pessoas não se empenham em descobrir o que está causando o desgaste na relação. E, também não procuram apoio de quem pode ajudar. Mas, você pode aprender a agir diferente e preservar o seu relacionamento.

O programa The Love School, apresentado pelo casal Carlos e Cintia Cucato, no dia 24 de julho último, abordou o tema. Com exemplos, eles ensinaram a superar o desgaste no relacionamento. Com dicas, mostraram que é possível reverter essa situação e viver em harmonia. De acordo com o casal, o primeiro passo é descobrir o que está causando o problema.

Confira abaixo, as causas do desgaste em um relacionamento:

Ciúme – em excesso traz problemas. É aquele sentimento que quer controlar o outro. Não permite um atraso ou uma mensagem no celular. E todas essas situações vão chateando quem passa a ter que provar inocência, a todo momento, para tantas desconfianças.

Falta de comunicação – esse é um problema comum entre os casais. Muitas pessoas acham que não há necessidade de conversar. Mas, se enganam. Pois, é necessário, sim, saber o que acontece com o outro, como o parceiro se sente, o que o incomoda e o que o agrada. Vale lembrar que comunicar não é apenas falar. Mas, é ouvir. Além disso, gestos e atitudes também comunicam.

Expectativas diferentes – essa questão tem origem ainda no período de namoro. Quando falta comunicação entre o casal, eles também não sabem quais são as expectativas um do outro para aquele relacionamento. Se, de repente, um quer ter filhos, enquanto o outro não, por exemplo. Caso não alinhem tudo isso antes do casamento, um sairá frustrado. Por isso, é muito importante expor as expectativas sobre o futuro do relacionamento ainda durante o namoro.

Brigas por qualquer motivo – a partir de um determinado ponto do relacionamento, se não houver ajustes entre o casal, tudo o que acontece pode ser o estopim para uma discussão: ciúme, falta de comunicação, expectativas diferentes. E, por mais que o casal se ame e se respeite, o cansaço das brigas constantes se torna maior. E, por conta disso, o relacionamento pode acabar.

Como reverter o desgaste

O desgaste leva as pessoas a desistirem do relacionamento. Então, como reverter tudo isso e construir um relacionamento sólido?

Carlos e Cintia Cucato apontaram três dicas:

1 – Descobrir o que está causando o desgaste: importante é, além de identificar o motivo, conversar para saber ajustar a relação;
2 – Dar um tempo para se cuidar: resolver a questão que está dentro de você e curar as feridas;
3 – Buscar ajuda no lugar certo: cada problema traz em si uma oportunidade para melhorar. Faça a sua parte e não deixe de procurar ajuda.

Assista ao programa na íntegra no vídeo abaixo:

O programa The Love School vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

O amor inteligente

Quer saber mais sobre o amor inteligente? Participe da Terapia do Amor e receba orientações para viver em um lar harmonioso. A palestra ajuda solteiros, namorados, noivos e casados. Os horários das reuniões podem variar de um lugar para outro.

Em São Paulo, no Templo de Salomão, as palestras acontecem às quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. Em outra localidade, encontre uma Universal mais próxima de você.


Quais são as causas do desgaste de um relacionamento a dois?
  • Redação / Fotos: Getty Images 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro