Quais são as causas do desgaste de um relacionamento a dois?

O programa The Love School, apresentado pelo casal Carlos e Cintia Cucato, abordou o tema

Imagem de capa - Quais são as causas do desgaste de um relacionamento a dois?

Muitos são os desafios no dia a dia de um relacionamento. A rotina, os pormenores de cada um, as manias e outras diferenças que precisam ser superadas. Caso contrário, podem causar problemas complicados de serem revertidos, como o desgaste na relação. Isso aconteceu com os famosos cantores de sertanejo Maiara e Fernando Zor. Entre muitas idas e vindas, episódios de ciúmes e declarações na internet, eles anunciaram novamente o fim do namoro.

A verdade é que muitos casais que enfrentam situação semelhante já tentaram de tudo e a única solução que encontraram foi colocar um ponto final na relação. Mas, antes de tomar essa decisão, será que eles tentaram mudar a si mesmos? Algumas pessoas não se empenham em descobrir o que está causando o desgaste na relação. E, também não procuram apoio de quem pode ajudar. Mas, você pode aprender a agir diferente e preservar o seu relacionamento.

O programa The Love School, apresentado pelo casal Carlos e Cintia Cucato, no dia 24 de julho último, abordou o tema. Com exemplos, eles ensinaram a superar o desgaste no relacionamento. Com dicas, mostraram que é possível reverter essa situação e viver em harmonia. De acordo com o casal, o primeiro passo é descobrir o que está causando o problema.

Confira abaixo, as causas do desgaste em um relacionamento:

Ciúme – em excesso traz problemas. É aquele sentimento que quer controlar o outro. Não permite um atraso ou uma mensagem no celular. E todas essas situações vão chateando quem passa a ter que provar inocência, a todo momento, para tantas desconfianças.

Falta de comunicação – esse é um problema comum entre os casais. Muitas pessoas acham que não há necessidade de conversar. Mas, se enganam. Pois, é necessário, sim, saber o que acontece com o outro, como o parceiro se sente, o que o incomoda e o que o agrada. Vale lembrar que comunicar não é apenas falar. Mas, é ouvir. Além disso, gestos e atitudes também comunicam.

Expectativas diferentes – essa questão tem origem ainda no período de namoro. Quando falta comunicação entre o casal, eles também não sabem quais são as expectativas um do outro para aquele relacionamento. Se, de repente, um quer ter filhos, enquanto o outro não, por exemplo. Caso não alinhem tudo isso antes do casamento, um sairá frustrado. Por isso, é muito importante expor as expectativas sobre o futuro do relacionamento ainda durante o namoro.

Brigas por qualquer motivo – a partir de um determinado ponto do relacionamento, se não houver ajustes entre o casal, tudo o que acontece pode ser o estopim para uma discussão: ciúme, falta de comunicação, expectativas diferentes. E, por mais que o casal se ame e se respeite, o cansaço das brigas constantes se torna maior. E, por conta disso, o relacionamento pode acabar.

Como reverter o desgaste

O desgaste leva as pessoas a desistirem do relacionamento. Então, como reverter tudo isso e construir um relacionamento sólido?

Carlos e Cintia Cucato apontaram três dicas:

1 – Descobrir o que está causando o desgaste: importante é, além de identificar o motivo, conversar para saber ajustar a relação;
2 – Dar um tempo para se cuidar: resolver a questão que está dentro de você e curar as feridas;
3 – Buscar ajuda no lugar certo: cada problema traz em si uma oportunidade para melhorar. Faça a sua parte e não deixe de procurar ajuda.

Assista ao programa na íntegra no vídeo abaixo:

O programa The Love School vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

O amor inteligente

Quer saber mais sobre o amor inteligente? Participe da Terapia do Amor e receba orientações para viver em um lar harmonioso. A palestra ajuda solteiros, namorados, noivos e casados. Os horários das reuniões podem variar de um lugar para outro.

Em São Paulo, no Templo de Salomão, as palestras acontecem às quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. Em outra localidade, encontre uma Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images