“Como posso falar para minha esposa tentar emagrecer sem ofendê-la?”

Imagem de capa - “Como posso falar para minha esposa tentar emagrecer sem ofendê-la?”

Como o marido pode abordar temas delicados com a esposa sem gerar problemas no relacionamento? No programa Escola do Amor Responde, um aluno quer saber como pode falar para a esposa emagrecer sem
ofendê-la. Ele contou que já tentou fazer isso uma vez, de forma sutil, mas ela não gostou. O aluno também tentou incentivá-la a fazer exercícios físicos, mas ela não se anima. Confira os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso.

ALUNO – Quero saber como posso falar para minha esposa tentar emagrecer sem ofendê-la. Uma vez tentei falar de forma sutil, mas ela se ofendeu e ficou vários dias emburrada. Aí ela tentou fazer caminhada e parou. Depois, tentou calcular calorias dos alimentos que consumia e também desistiu. Eu procuro incentivá-la, faço exercícios físicos que vi na internet e como menos, embora eu não tenha sobrepeso, mas, mesmo assim, ela não se anima – pelo contrário, ela está voltando a comer mais. O que eu faço?

CRISTIANE – Para a mulher, o peso corporal é um assunto muito sensível. Se o marido pergunta se ela poderia emagrecer um pouquinho, mesmo que faça isso usando um tom legal, ela pode entender que ele está perdendo o interesse nela. A mulher tem que ser muito racional e muito segura de si mesma para aceitar essa crítica.

RENATO – A questão do peso é delicada, mas as mulheres precisam ser um pouco mais racionais. Não faz sentido a mulher ficar chateada porque o marido falou para que ela cuide um pouquinho mais da saúde e perca um pouquinho de peso. Ele só quis dizer isso e mais nada. Ele não está olhando para outras mulheres, mas está preocupado com a saúde da esposa.

CRISTIANE – Com certeza, sua esposa é insegura a respeito da aparência dela e, por isso, fica triste e chateada com você. Ela não consegue fazer dieta direito porque fica ansiosa. Por que você não a ajuda a lidar com a insegurança dela? Para isso, reforce a admiração que tem por ela, mostre que a ama, fale que ela é linda e a elogie quando ela vestir uma roupa bonita. Além disso, ajude-a com a ansiedade. Se o objetivo é emagrecer, por exemplo, você pode fazer a dieta com ela e propor que ela corte calorias aos poucos, sem radicalismos. Evite brigar com ela ou apontar os erros dela durante esse processo, pois ela pode ficar mais ansiosa e desistir da dieta.

RENATO – Você deve seguir duas fases. A primeira consiste em levantar a autoestima dela em relação a ela mesma e ao seu amor por ela. Isso significa que você precisa elogiá-la e mostrar o seu amor de forma verbal, física, afetuosa, etc. Nessa primeira fase, você tem que parar de falar do sobrepeso. A segunda fase é criar um estilo de vida dentro de casa que favoreça a perda de peso, o que inclui desde a lista de compras até o que vocês fazem no fim de semana. Procurem resolver os problemas e se estressar menos. Respeite o jeito dela e a incentive.

CRISTIANE – Dê a ela o livro A Mulher V, pois nele falamos como as mulheres podem se valorizar e sua esposa precisa disso. Ela aprenderá a se valorizar e a cuidar do corpo, da alma e do espírito. O livro está disponível em todas as livrarias e no site arcacenter.com.br.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: OZGUR DONMAZ/getty images