Como não deixar as dívidas impactarem o seu estado físico e emocional

Pesquisa mostra que sentimentos como ansiedade e angústia afetam inadimplentes

Imagem de capa - Como não deixar as dívidas impactarem o seu estado físico e emocional

Talvez, você já saiba disso, mas agora tem uma pesquisa para provar: as dívidas não afetam só o bolso, mas também a saúde física e mental dos endividados.

É assim:

  • Uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 97% dos inadimplentes afirmaram ter sofrido com algum tipo de sentimento negativo ao descobrir que estavam endividados.
  • O transtorno mais citado foi a ansiedade, que atingiu oito em cada dez entrevistados (78%). Em seguida apareciam: angústia (75%), estresse ou irritação (71%), vergonha (71%) e tristeza e desânimo (69%).
  • As dívidas também impactaram o padrão de vida: 20% evitam fazer compras a prazo, 17% começaram a fazer um controle rígido dos ganhos e gastos, 16% têm evitado comprar itens de vestuário e 14% evitam sair com pessoas que gostam de gastar e possam incentivá-los a fazer compras.

Como lidar:

  • A primeira coisa que exige mudança para lidar com as dívidas e as dificuldades que elas trazem é a mente. Esta deve passar a ser governada pela fé. “A fé traz à existência o que não existe. Por isso, mesmo que esteja endividado, falido, destruído, pode usar esse poder dentro de você para se reerguer e conquistar ainda mais do que tinha antes. As dificuldades sempre existirão, mas cabe a você definir qual será sua reação quando elas vierem”, explica o Bispo Jadson Santos.
  • Governando seus pensamentos com a fé, combata o desânimo, negatividade, mude seus pensamentos determinando a vitória. “Seus pensamentos determinam o que você será. Com esse poder ativado, não existe doença que não possa ser curada ou dívida impossível de pagar. Tenha forças para dizer: ‘falência, você escolheu a empresa errada!’, ‘dívida, você escolheu a pessoa errada!’? Essa forma de pensar é completamente diferente do que o mundo prega aí fora, mas se você diz crer em Deus, a resposta deve ser ‘sim!'”, acrescenta.
  • Persevere, não se permita desistir. “Nem sempre o que a gente determina vem no volume ou na hora em que a gente quer. Mas a chance de vencer se está determinando é muito maior do que a chance de uma pessoa negativa. Não será fácil, mas as dificuldades têm de ser combustível para a sua fé. As palavras negativas que encontra têm de ser a sua força. As palavras que vêm para derrubar você, têm que levantá-lo ainda mais.
  • Você também deve aprender a cuidar de suas finanças. Veja algumas dicas da jornalista Patrícia Lages aqui.

Aprenda mais:

No Congresso para o Sucesso você aprende a conquistar e estabelecer com o uso da fé. As palestras acontecem às segundas- feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.

Você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock