Como lidar com a tpm?

Veja como identificar e tratar o problema, presente na vida de muitas mulheres

Imagem de capa - Como lidar com a tpm?

A tensão pré-menstrual, mais conhecida pela sigla TPM, geralmente é associada a um conjunto de sintomas que atrapalha a vida de muitas mulheres dias antes da menstruação. Segundo o Ministério da Saúde, 80% delas sofrem com este problema.

Há quem pense que TPM seja frescura. Nestes dias, normalmente as pessoas percebem o humor diferente das mulheres e logo fazem a pergunta, em tom de brincadeira: “está nervosinha por que está de TPM?”

Contudo, se você passa por isso, sabe muito bem como é complicado lidar com esse período. Na verdade, todos os sintomas estão diretamente relacionados com a queda da produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona, que ocorre nesta fase.

Síndrome
A ginecologista Julia Barbi Melim Marques aponta que, atualmente, a TPM é denominada de síndrome pré-menstrual (SPM). Ela é caracterizada por sintomas como depressão, raiva, irritabilidade, ansiedade, confusão e labilidade emocional – que corresponde à variação nas emoções ao longo do dia. No aspecto físico podem ocorrer dor nas mamas, distensão abdominal, dor de cabeça e inchaço nas pernas.

Há algumas doenças que podem ocasionar sintomas semelhantes aos da SPM. Contudo eles costumam durar o mês todo, como distúrbios de tireoide e transtornos de ansiedade, por exemplo. Por isso, é necessário procurar o médico para que ele faça o diagnóstico.

A médica ressalta que a característica mais importante que diferencia a TPM de outros problemas de saúde é se os sintomas estão presentes durante cinco dias que antecedem a menstruação e se há um alívio com o início da menstruação, normalmente em até quatro dias. “Há recorrência desses sintomas em outros ciclos menstruais e não nos outros períodos do mês”, observa.

Tratamento
A especialista aponta que entre os fatores de risco comprovados para o desenvolvimento da síndrome pré-menstrual estão tabagismo, transtornos de ansiedade e histórico de eventos traumáticos. Ela explica que pelo fato de a SPM (ou TPM) trazer prejuízo na qualidade de vida da mulher é recomendável que ela busque tratamento. Segundo ela, há vários disponíveis. “Nós, mulheres, devemos parar de tratar os distúrbios menstruais como se fosse algo normal e achar que ‘isso faz parte de ser mulher’. Se há sintomas ou se algo a estiver incomodando, a mulher deve buscar ajuda especializada e não ficar tentando lidar com isso sozinha.”

Portanto, se você sofre neste período, procure um ginecologista de confiança para falar sobre o assunto e identificar a melhor forma de tratamento. “Você não precisa sofrer sempre na fase da menstruação. Busque ajuda e sinta-se bem consigo mesma e com seu corpo”, finaliza Julia.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Getty Images