Como Jesus foi apresentado a você?

A nova trama da Record TV retrata os detalhes da história de vida do Salvador da Humanidade. Confira mais sobre os bastidores desta superprodução

Imagem de capa - Como Jesus foi apresentado a você?

O que está escrito no título foi a pergunta que nossa equipe de reportagem fez a algumas pessoas que circulavam pela região do Brás, na capital paulista. A empresária Tatiane Bueno Santos, de 29 anos, que é católica, ouviu falar de Jesus ainda na infância, por meio dos familiares. “Minha família me apresentou Jesus como uma religião, mostrando que Ele é um homem bondoso e com um amor incondicional, um amor que talvez hoje nós não conhecemos”, diz.

No entanto existe uma grande diferença em apenas ser apresentado a alguém e conhecer realmente essa pessoa. A assistente administrativa Natalia Naomi Silva, de 21 anos (foto a esq.), entende bem isso. Ela era obrigada pela mãe a frequentar uma igreja. “Eu era muito rebelde, então minha mãe achava que me levando à igreja seria o suficiente para que eu mudasse. Eu ouvia falar de Jesus, mas não sabia quem Ele era e o que poderia fazer por mim”, relata.

Natalia afirma que o interesse em conhecer Jesus surgiu na época em que tinha desejo de morrer, o que era causado por conflitos na adolescência. “Eu me sentia inferior e desprezada, mas queria conhecer aquele Jesus misericordioso que todos falavam que era capaz de transformar vidas. Foi quando recebi um convite para ir à Universal. Hoje eu tenho um relacionamento com Aquele que morreu para que eu tivesse vida e uma chance de recomeçar”, completa, acrescentando que há cinco anos vive essa comunhão.

Já para a assistente administrativa Luana Alves, de 25 anos (foto a dir.), que cresceu em um lar evangélico, Jesus era um homem loiro, alto e de olhos claros, pois foi o que ela sempre ouviu. “Hoje eu não foco no exterior. Para mim, Jesus é um homem justo. Ele deseja nos ensinar por meio de Sua Palavra que podemos muito mais do que imaginamos”, afirma a jovem, que hoje diz que conhece um Jesus único. “Com Seus Ensinamentos, Ele transformou minha vida. A Bíblia e a oração são meu ponto de contato com Ele”, comenta.

E, você leitor, será que realmente conhece Jesus?

Pela primeira vez a trajetória do Filho de Deus que se fez homem e estabeleceu um marco na história da humanidade está sendo contada na íntegra. A novela Jesus, que estreou no dia 24 de julho na Record TV, traz como enredo uma história que nunca pôde ser retratada com detalhes em filmes ou minisséries respeitando fielmente o que está nas Escrituras Sagradas.

A trama tem mostrado passagens pouco conhecidas da vida de Jesus e dos personagens que conviveram com Ele. O público tem a oportunidade de vivenciar o que as pessoas daquela época sentiam: suas dores, seus sofrimentos e conflitos. E assim entender de que maneira e por que essas pessoas foram tocadas pelas palavras dEle.

O filho de Deus

O evento de lançamento da novela reuniu atores, produtores, diretores, autora e jornalistas nos estúdios da produtora Casablanca, localizados no complexo RecNov, no Rio de Janeiro, para uma coletiva de imprensa.

Durante o evento, realizado no dia 17 de julho, o ator Dudu Azevedo, que interpreta o papel principal, relatou que viver esse personagem vai além do conhecimento técnico. “Eu venho me preparando há algum tempo e me colocando à disposição dessa história e desse personagem até espiritualmente falando. Eu venho pedindo para estar nesse lugar com excelência, mas não com excelência técnica e sim com excelência de espírito.”

Dudu enfatiza que é muito difícil descrever com palavras a emoção de participar desse trabalho. “Eu posso dizer que é algo que eu jamais imaginei fazer. Nunca nem nos meus sonhos mais ambiciosos como profissional tive a pretensão de querer ser ou me imaginei interpretando Jesus”, conta.

O ator ainda ressalta que a imagem que muitos têm de Jesus ficará pequena diante dessa história. “O público vai perceber que esses detalhes que muitos veem em Jesus é o que menos importa. A história que estamos contando é uma joia”, destaca.

Para ele, a trama é incrível, grandiosa e vai mexer com as pessoas internamente. O público vai se identificar com as histórias de cada personagem e até descobrir uma fé que antes não conhecia.

O que esperar?

A trama, escrita por Paula Richard e com direção geral de Edgard Miranda, conta com um elenco de 100 atores para viver as histórias bíblicas descritas há 2 mil anos e que até hoje tocam e transformam a vida daqueles que creem que Jesus é o filho de Deus.

Questionada qual seria o maior desafio de contar a história mais conhecida do mundo por intermédio de uma novela, Paula afirmou: “fiquei apavorada, pois é um desafio imenso, mas temos uma oportunidade única na vida. E Jesus tem uma mensagem que continua atual até hoje”.

A autora argumenta que as pessoas acham que já viram a história de Jesus, mas que esse formato de novela permite que ela seja contada por inteiro. “Estamos levando uma mensagem que não importa se a pessoa tem ou não uma religião. Jesus fala de amor, de perdão e tolerância e este mundo está precisando disso. A vida já está difícil e essa história mostra por meio de uma grande lição que é possível superar tudo isso”, finaliza.

A atriz Mayana Moura também compareceu à coletiva. Ela chamou atenção dos jornalistas por causa da sua mudança radical no visual: ela apareceu “careca”. Mayana faz sua estreia na emissora e falou em entrevista exclusiva à Folha Universal como é interpretar Satanás. “É um desafio para a minha carreira, mas estou envolvida por inteiro com esse projeto e animada com cada cena. No começo foi um impacto me ver sem cabelo, mas agora estou amando. Essa trama está linda, rica em detalhes e estou honrada de viver essa transformação”, explica ela, que interpreta um personagem andrógino.

A história

Já no primeiro capítulo o público conferiu a cena de Jesus rumo à crucificação, mas a história retrocede para que seja narrada do início. A trama é dividida em duas fases. Na primeira, vemos uma Nazaré simples e rural, onde Maria, interpretada por Juliana Xavier, e José, vivido por Guilherme Dellorto, se apaixonam e vivem o tormento do julgamento dos habitantes de sua cidade, que não acreditam na anunciação feita pelo anjo Gabriel (Raphael Sander) sobre a chegada do filho de Deus.

Como pano de fundo, aparece uma Jerusalém dominada por Roma, a principal cidade da Judeia e que vivia imersa num turbilhão de conflitos, como falsos messias, rebeldes judeus agindo contra a dominação romana, opressão dos cobradores de impostos, pobreza e sonhos de uma vida melhor. Um povo subjugado à espera do Messias. Entre romanos e judeus existem bons e maus e Jesus vem para todos, sem preconceito nem distinção.

Na segunda fase, o público vai acompanhar, além da vida e ministério de Jesus, a trajetória de vida de algumas pessoas que foram curadas por Ele. Quem eram aqueles homens que se tornaram apóstolos? Quais eram os sonhos e desejos de pessoas citadas na Bíblia, como José de Arimateia (Giuseppe Oristanio), que ajudará a retirar o corpo do Messias da cruz e o sepultará em um túmulo na sua própria propriedade? Quem foi Maria Madalena (Day Mesquita), a mulher dominada por sete demônios?

Também será mostrada a vida sofrida de Barrabás (André Gonçalves) e sua relação com o movimento rebelde, de Petronius (Fernando Pavão), o centurião romano que se comoveu com Jesus na cruz, e como era o dia a dia de Caifás (Eucir de Souza), o sumo sacerdote que persegue Jesus até que fosse julgado e condenado. Essas são algumas das histórias e momentos da vida de Jesus que a novela exibirá.

A trama

A trama está mostrando Jesus que está na Bíblia, sem invencionices ou teorias. Sua história está sendo humanizada por meio das pessoas que O conheceram e que foram tocadas por Ele de um modo ou de outro. É sob o olhar desses personagens que veremos Jesus.

Essa novela só comprova o crescimento da teledramaturgia da Record TV, que é pioneira em tramas bíblicas. A emissora começou a produzir minisséries com essa temática em 2010 e já exibiu as produções Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi, José do Egito, Milagres de Jesus e Lia. Em 2015, produziu a primeira telenovela bíblica, Os Dez Mandamentos, que foi um sucesso e fez história na televisão brasileira ao alcançar recordes de audiência. O mesmo êxito foi conquistado nas telas do cinema em 2016, quando Os Dez Mandamentos – O Filme obteve recorde de bilheteria no Brasil e no mundo.

Desde então, novelas como A Terra Prometida e Apocalipse marcaram o público ao relatar histórias que poucos conhecem. E agora não será diferente.

A novela Jesus, que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 20h45 na tela da Record TV, é uma trama para todos os públicos, crenças, culturas e raças. Também é um bom momento de chamar e reunir os familiares para que acompanhem a história do Filho de Deus, que veio ao mundo em favor de todos e cujas promessas e ensinamentos fazem milagres na vida daqueles que creem.

Herodes, o grande (Paulo Gorgulho)

Rei da Judeia e submisso a Roma, ele obedece às determinações de César (César Cardadeiro) para se manter no poder. Manda construir o Templo em Jerusalém para tentar conquistar a confiança dos judeus. Sofre de uma doença que lhe provoca pústulas pelo corpo. Dado a ataques de fúria, vive suspeitando de conspirações e traições e teme ser assassinado. Promoverá a matança de crianças de até dois anos depois que os magos do Oriente lhe falam do nascimento do Messias

Judas Iscariotes (Guilherme Winter)

Tesoureiro de Herodes Antipas (Marcos Winter), ele tenta conduzi-lo às melhores decisões. Será um dos 12 apóstolos escolhidos pelo Messias. Além de ótimo tesoureiro do grupo, Judas é considerado pelos companheiros um homem bom, leal, inteligente e instruído, mas possui uma fraqueza: a ambição pelas coisas materiais e pelo poder. Influenciado por Satanás, se convence de que a prisão de Jesus seria o estopim para uma grande revolta, que conduziria o povo judeu finalmente à liberdade. Judas então trai o Messias. Seu plano falha e o remorso o leva ao suicídio

Satanás (Mayana Moura)

Anjo decaído, expulso do céu. Principal e poderoso antagonista de Jesus. Dedica-se a corromper homens e mulheres com a missão de trazer o caos ao mundo. Revoltado com a vinda de Jesus à Terra, tenta corrompê-lo, por meio de promessas de poder e riqueza

Maria de Nazaré (Cláudia Mauro | 2ª fase)

A jovem nascida em Nazaré recebe a visita do anjo Gabriel que anuncia que ela terá um filho. Vivendo numa sociedade em que a mulher é discriminada, Maria é acusada de adultério, pois é noiva de José (Guilherme Dellorto/Michel Bercovitch). Mãe amorosa, sofrerá terrivelmente com o sacrifício de Jesus

Pedro (Petrônio Gontijo)

Pescador e um dos 12 apóstolos de Jesus, Pedro é viúvo e mora com a sogra e a filha Gabriela (Maitê Padilha). Considerado um homem de coragem e temor, mas teimoso, será lapidado por Jesus quando se arrepender amargamente por negá-Lo três vezes

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneguel e Edu Moraes