Como identificar um relacionamento abusivo

Tema foi abordado durante o programa The Love School do último sábado (4). Saiba mais

Imagem de capa - Como identificar um relacionamento abusivo

Relacionamento abusivo tem sido um tema bastante abordado. E saber o que é um abuso é importante, pois muitos o confundem com amor ou dizem sofrer abuso quando, na verdade, isso não acontece. E saber diferenciar foi o tema do programa “The Love School – Escola do Amor” do último sábado (4), apresentado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso.

Renato destacou a importância de se ter uma definição clara de um problema, pois isso determina a sua solução. E quando a pessoa define errado uma situação, provavelmente, ela irá mirar na solução errada. É como ir ao médico e ter um diagnóstico errado, por exemplo. Se alguém tem um problema no estômago, e o médico, erroneamente, alega que é no rim, consequentemente irá prescrever um tratamento inadequado, e o problema real, por ter sido negligenciado, se agravará. “O diagnóstico correto do problema determina a cura”, reforçou.

O que é abuso?

Os apresentadores esclareceram que abusar é ultrapassar limites. Logo, esse limite tem que existir antes do abuso acontecer. E é justamente aqui que começam os problemas, já que hoje em dia as pessoas perderam o senso de limite em uma relação. Por essa razão, é difícil definir quando realmente o abuso acontece.

Cristiane argumentou que muito dessa falta de limites tem a ver com a falta de estrutura familiar. As pessoas não sabem colocar limites, pois não tiveram isso no passado, não viram em casa. E, consequentemente, replicam em seus relacionamentos.

Outro aspecto importante abordado pelos apresentadores é sobre o autoabuso; a pessoa abusa de si mesma quando se sujeita a situações abusivas, mesmo tendo a escolha de não aceitá-las.

E o que não é abuso?

Os professores apresentaram uma lista do que não pode ser considerado “abuso” dentro de uma relação, pois faz parte do mesmo:

Assista no vídeo abaixo ao programa na íntegra:

Escola do Amor

Acompanhe o “The Love School – Escola do Amor” , que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images