Como identificar os falsos e os verdadeiros?

Imagem de capa - Como identificar os falsos e os verdadeiros?

O Senhor Jesus, em uma das missões que cumpriu quando esteve entre nós, alertou Seus seguidores e Seus discípulos em relação aos falsos. Por que Ele fez isso? Ora, em todas as esferas da sociedade existem os falsos e os verdadeiros, mas, quando tratamos da parte espiritual, as consequências são muito mais graves, porque o que está em jogo é a alma. Em razão disso, Jesus disse: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores” (Mateus 7.15).

Os falsos profetas estão à caça de suas vítimas, das pessoas de boa-fé e das incautas. O Senhor Jesus também disse: “Por seus frutos os conhecereis… Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons” (Mateus 7.16-18). E como sabemos que uma pessoa é de Deus? Incluo aqui não só profetas, mas líderes religiosos, obreiros, pastores, bispos, arcebispos, apóstolos e seja qual for o título religioso que a pessoa ou o cristão tenha. Ela é de Deus não porque prega bem, porque os milagres acontecem, porque vai à igreja ou porque tem um título religioso. O que a caracteriza como de Deus é, segundo Jesus disse: “por seus frutos os conhecereis”.

Quando se fala de um fruto, você não pode só olhar a casca, pois ela pode ser muito atraente e, mesmo assim, a fruta ter bicho, não é? Quando você come uma fruta e sente o sabor dela, você sabe se ela é boa. Da mesma forma, sabemos que uma pessoa é de Deus ou não provando o fruto da vida dela. Como você prova o fruto da vida de uma pessoa? Você tem que olhar o caráter dela, pois uma pessoa de Deus tem o caráter de Deus – honesto, verdadeiro e preza pela justiça. Ela não é perfeita, mas um dos valores que ela carrega é jamais tirar vantagem da sua posição.

O verdadeiro homem de Deus leva você a conhecer a Deus e a se tornar independente de tudo e de todos. Então, você tem que olhar as intenções dele, o casamento dele, porque, para o marido, sua esposa é a sua primeira ovelha e a Bíblia diz que quem quer fazer a Obra de Deus tem que governar bem sua casa.

Então, cuidado, porque existe muita fruta podre por aí, mas com uma aparência maravilhosa. Não se esqueça: ninguém está livre do fingimento, mas tenha cuidado para que você não seja um falso que aparenta religiosidade, quando, por dentro, você ainda não é de Deus.

 

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Merrilyanne/ GettyImages