Como está a sua higiene mental?

Atividades saudáveis trazem equilíbrio à vida e recarregam as baterias para o trabalho

Imagem de capa - Como está a sua higiene mental?

Muitos homens não sabem fazer uma higiene mental de qualidade. Mesmo com boas intenções, eles erram ao pensar que devem enfiar a cara no trabalho, nos estudos, nos cuidados pessoais e não separar um tempinho para realizar uma atividade saudável que relaxe a mente.

Há muitos hobbies que são formas inteligentes não só para matar o tempo, mas também para descansar a mente e fazer com que a pessoa desvie o foco do “mundo lá fora” por alguns instantes. Algumas, inclusive, podem ser bem instrutivas, pois agregam também conhecimento à nossa vida.

Um bom hobby é aquele que não atrapalha as outras atividades nem interfere no trabalho, nos estudos, no tempo com a família, tampouco na vida com Deus. Além disso, um bom passatempo é aquele que é realizado com equilíbrio e não se torne um vício.

Também é saudável optar por algum hobby de acordo com a sua realidade econômica para não ferir as finanças. Ninguém deve ser insensato a ponto de comprar uma bela e clássica moto e deixar atrasar as mensalidades da escola dos filhos, por exemplo. Claro que a aquisição da moto pode ser um sonho realizado um dia, por que não?

Uma dica: cuidado com as coleções. Elas empolgam, oferecem o prazer da “caça” pelo próximo item, possibilitam até um investimento, de acordo com o objeto colecionável, mas o ato de colecionar requer espaço adequado para expor ou guardar tudo de modo organizado e protegido. Não é só fazer um amontoado de coisas que vira uma bagunça e atrapalha o dia a dia na casa e que acaba não proporcionando nenhum prazer de apreciação e até gera atritos com a esposa. O hobby representa uma forma de lazer, mas requer responsabilidade e inteligência. Ele deve fazer bem à pessoa e não se tornar mais um problema.

Atividades interessantes podem ser praticadas dentro de casa, principalmente nestes tempos de pandemia. Fazer uma boa leitura, exercitar a escrita informal, pintar, desenhar, ouvir e tocar boa música estão entre as mais conhecidas e praticadas.

Ainda no ambiente doméstico, há opções como modelismo (miniaturas de veículos históricos, modernos ou da ficção, assim como personagens e cenas), carpintaria, mecânica de carros, cultivo de hortas no quintal (que ainda gera produtos saudáveis para consumo da família), artesanato em geral e por aí afora. Se for possível, adapte um espaço da casa para que sejam realizadas.

Fora de casa há um semnúmero de possibilidades para realizar sozinho ou em grupo, mas que também pedem prudência. Esportes dos mais variados, como camping, caça e pesca (quando permitidas pelas autoridades e não de forma predatória), viagens, manutenção de um sítio ou chácara são alguns exemplos.

E, por falar em atividades em grupo, muitas pesquisas já mostraram que o trabalho voluntário faz literalmente bem à saúde mental de quem o pratica, além de ajudar a quem precisa e contribuir para compartilhar as bênçãos recebidas. Amar o próximo é agir e não sentir.

Ao optar por um hobby que o ajude em sua higiene mental, não se esqueça de, antes de tudo, ser um homem de Deus 24 horas por dia, agindo de acordo com a Vontade dEle para a sua vida, longe do pecado e da tentação de cultuar o próprio ego. Isso serve para todos os momentos, seja os de trabalho, seja os de descanso.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty images