Como Davi deu a volta por cima após uma péssima notícia

Descubra o segredo que transformou perda total em vitória completa — e como aplicar isso hoje

Imagem de capa - Como Davi deu a volta por cima após uma péssima notícia

Imagine voltar de uma guerra esperando descanso e, no lugar, receber uma péssima notícia. Foi o que aconteceu com Davi: ele e seus soldados voltaram de uma batalha e Ziclague, sua cidade, estava em ruínas. Suas famílias haviam sido levadas e seus próprios guerreiros queriam apedrejá-lo, culpando-o pela situação. Mas Davi fez algo decisivo: ele buscou a Deus antes de agir (leia 1º Samuel 30).

Por que isso importa?

Todos enfrentamos perdas inesperadas — financeira, familiar ou emocional. O que define o resultado não é o tamanho da dor, mas a fonte da sua reação.
Davi não culpou ninguém, não agiu no impulso, mas se fortaleceu em Deus e buscou Sua direção.

3 aprendizados que essa situação traz:

1. Não transfira a culpa

“Não faça como os homens de Davi, não culpe os outros pelos problemas. Afinal, há lutas que não são consequências de erros, mas que surgem permitidas pelo Senhor para que você aprenda, amadureça. Não importa qual seja a dificuldade: inveja, decepção, ameaças, calúnia? Busque ao Altíssimo, pois Ele cuida de tudo”, ensinou o Bispo Jadson durante a palestra “Prosperidade com Deus”.

2. Proteja o mais importante

Davi saiu com todos os homens e deixou a cidade desprotegida. Essa brecha permitiu o ataque. Aprenda:

“O diabo entra quando há brechas. Trabalhe, vá a luta, mas deixe certos problemas para fora do quarto, para não afetar seu casamento, não trazer brigas para dentro de casa. Tenha equilíbrio: trabalhe, lute, mas dê atenção à sua família”, explicou.

3. Consulte a Deus antes de decidir

Davi não saiu saiu na força do ódio, da vingança. Antes de tomar qualquer decisão, consultou a Deus. Esse é o segredo: buscar, ouvir e obedecer. Fé inteligente é aquela que escuta antes de agir.

“Aprenda a não agir precipitadamente, no sentimento, confiando nas próprias forças. Ande com Deus, pois Ele lhe protegerá, não vai deixar lhe fazerem nenhum mal. Pelo contrário. Na jornada, Davi encontrou um inimigo enfraquecido. Em vez de ignorá-lo, o ajudou — e foi justamente essa pessoa que o guiou até os responsáveis pela tragédia”, afirmou o Bispo. Quem crê, vive experiências que não deixam dúvidas: é o Pai quem está conduzindo.

Final feliz? Sim, com Deus:

A história começou triste, cruel, mas terminou com alegria e uma grande vitória. Você pode estar em um momento complicado, difícil, mas se crer e obedecer terminará tudo bem. O Senhor não muda, Ele é o mesmo e continua restituindo, abençoando e lhe fará voltar de cabeça erguida onde você foi humilhado.

Participe:

A palestra “Prosperidade com Deus” acontece às segundas- feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.

Você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock