Como combater o mal que age de geração em geração?

Há quem não acredite, mas está sob uma maldição hereditária. Saiba como quebrá-la

Imagem de capa - Como combater o mal que age de geração em geração?

Recentemente, a trágica história de uma mãe veio à mídia. A gerente administrativa Guta Alencar, residente em Juazeiro do Norte (CE), há três anos começou a viver o pior dos pesadelos que ela poderia ter em sua vida.

Em 2016, seu filho mais velho foi encontrado morto. A causa: suicídio. Na época, ele estava com 15 anos e não apresentava nenhum sintoma de depressão.

Além deste, Guta tinha outros dois filhos – um menino adolescente e uma menina de dois anos. Em função da primeira perda, ela entrou em depressão profunda. E não só ela, o filho adolescente também.

Três anos se passaram depois da tragédia e quando a vida parecia que estava tomando um novo rumo, outro infortúnio sobreveio àquela família. O filho, que aparentemente havia se recuperado da depressão, e estava morando em outra cidade em razões dos estudos, foi encontrado morto da mesma maneira que o irmão mais velho. A dor de perder um filho por suicídio voltou a assolar aquela mãe.

Em entrevista a um site, ela contou que sempre deu aos filhos todo o amor que não havia recebido de seu pai, que foi um homem violento e abusivo, e isso a motivou a sair cedo de casa.

Mas um fato chama atenção na vida de Guta. Doze anos antes, seu pai também cometeu suicídio.

Maldição hereditária

Há quem não acredite que o mal pode agir através das gerações de uma família. Mas é só analisar quando, mesmo fazendo, aparentemente, escolhas diferentes das que seus antecessores fizeram, os mesmos problemas voltam a assolar.

Revivendo os problemas e as tragédias

Durante o programa Inteligência e Fé, que vai ao ar, diariamente, pela Rede Aleluia, o Bispo Renato Cardoso abordou o assunto. Ele destacou que muitas pessoas estão como que assistindo novamente um filme ruim, pois, revivem problemas que seus pais viveram, sejam eles na saúde, no casamento ou em qualquer outra área de suas vidas.

E não só revivem estes mesmos problemas como também percebem uma força maior no controle dessa situação caótica, sem poder controlar.

Mas, como quebrar tal maldição? Acredite: a saída está na decisão de não mais sofrer, exatamente como aconteceu com a fisioterapeuta Ane Margarete (foto ao lado).

Segundo conta, ela era ainda uma criança, e estava no colo de sua mãe – que na época tinha 17 anos – quando seu pai (com 21 anos) – que sofria de depressão – matou a mãe com cinco tiros e, imediatamente após o crime, cometeu suicídio.

Ela foi entregue a parentes de seu avô para ser criada e cresceu sob o estigma de ser a filha de um assassino. Na adolescência, Ane passou a ter, constantemente, pensamentos suicidas. O mesmo mal que agiu no pai, agora estava agindo na vida dela.

Diagnosticada com depressão, e sem nenhuma perspectiva e prazer de viver, um dia, ela se viu diante de uma oportunidade. Mas, para isso, ela precisou tomar uma decisão.

Assista no vídeo abaixo o depoimento completo de Ane Margarete:

Aceite o desafio!

O dia que sua vida muda é o dia que você decide que ela vai mudar.

 “Mas se ainda podes conseguir tua liberdade, aproveita a oportunidade.” 1 Coríntios 7.21

Deus é o maior interessado que sua vida mude, agora, só depende de sua decisão, porque Deus já está decidido fazer isso.

Portanto, dê uma chance a você. Participe nesta sexta-feira, em uma Universal perto da sua casa, da Sessão Espiritual do Descarrego. Esse encontro de fé e poder acontece em diversos horários e tem ajudado milhares de pessoas a encontrar o rumo de suas vidas, a quebrar os males que as atormentavam, a exemplo da depressão, hoje, um dos principais problemas.

Clique aqui e encontre o endereço mais próximo de você.

Caso esteja em São Paulo, participe de um dos encontros no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste.

 

 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images