Como alavancar a sua empresa com o marketing digital?

Veja quais ferramentas usar e por que é preciso saber como elas funcionam

O empreendedor que quer ter sucesso deve buscar alternativas para alavancar seu negócio. A internet já havia se mostrado uma opção para isso antes mesmo da pandemia de covid-19, que trouxe o isolamento e acelerou o comércio digital. Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam estar presentes nas redes, mas de forma ativa, interagindo com seus clientes. Mas como desvendar o que a clientela quer se as vendas podem depender de aspectos subjetivos e pessoais? Quais estratégias o marketing digital tem que podem ser usadas para isso?

Segundo Saulo Camelo, CEO e fundador da agência de marketing digital CMLO&CO, primeiro é preciso entender que as estratégias empresariais na internet não se relacionam somente às vendas. “São um conjunto de ações que se referem também ao aumento de seguidores e ao engajamento, por exemplo. Podemos considerar marketing digital qualquer ação da empresa na internet feita com um objetivo específico, porque aí você está desenvolvendo algo, como o conteúdo ou uma campanha, para atingir um objetivo de crescimento”, explica.

Contudo, para ele, fica difícil fazer marketing digital sem investimento. “Sem pagamento, as próprias plataformas do Google e Facebook têm pouco alcance e vão ficar restritas a 10% dos seus seguidores. Se você fizer um trabalho de conteúdo muito forte, postando várias vezes por dia, algo que seja muito relevante e de autocompartilhamento, que a gente chama de viral, é possível, sim, mas é muito difícil. Hoje a ferramenta que mais possibilita essa ação é o TikTok, porque as outras cortaram essa possibilidade justamente visando o próprio lucro”, avalia.

Na hora de investir, a ação mais usada é o tráfego pago: “são todos os tipos de campanhas dentro do Google, YouTube e redes sociais em que você coloca um investimento para obter resultados. Não importa se você busca curtidas, engajamento ou vendas no e-commerce, tudo que você investir será tráfego pago. Ele serve para aumentar a visualização de uma publicação ou de um site com anúncios. Mas é preciso alinhá-lo às campanhas com investimento de mídia, em anúncio e também com os conteúdos. Não adianta gastar com uma página que não tenha conteúdo relevante e esperar bons resultados”.

Para o especialista, a definição de qual estratégia será usada varia de acordo com cada negócio. “Isso vai depender muito da empresa e do segmento. É necessário fazer muito estudo desses pontos. É importante ter uma linha de comunicação bem definida para a questão dos conteúdos, uma estratégia de mídia forte em relação a quais canais serão usados, quais são os tipos de campanha e, claro, fazer o acompanhamento disso tudo por meio de métricas, relatórios para conseguir extrair os melhores resultados, sempre alterando e potencializando o curso das campanhas para o que está dando mais certo”, diz.

Nesse contexto, ele aconselha a usar o inbound marketing: “ele nada mais é do que você atrair pessoas para conversar com sua marca e com a sua empresa. São estratégias e comunicações voltadas para a nutrição de conteúdo para que essa pessoa fique sempre interessada. Você dá muita coisa de graça em termos de conteúdo, como e-books e lives, para ter o contato dessa pessoa e depois ficar trabalhando o conteúdo ou vídeo (por exemplo) até ela comprar de você”.

Para Camelo, é fundamental também fazer um plano de marketing. “Se você não tem um plano de marketing, você não sabe para onde está indo. Você acaba fazendo ações que não são integradas, puramente por fazer. O importante é que esse plano seja muito bem construído por pessoas que entendam do assunto, que possam dar uma estruturação, se for possível, também dentro do segmento apresentado”, analisa.

Para ele, o empreendedor precisa saber o que está fazendo. “Estude bastante o tema e o seu negócio, estude o público e entenda as plataformas e as redes que são disponibilizadas, mesmo que você tenha colocado baixo investimento nelas, ou contrate alguém que já estudou bastante, um profissional de marketing para tomar conta das ações e da estratégia, do plano gerencial do marketing da sua empresa. Esse é o ideal para o sucesso digital da sua empresa”, conclui.

Mude sua visão
Se você não está conseguindo visualizar opções para o crescimento da sua empresa, faça como milhares de pessoas que estão focando nas orientações fundamentadas na Palavra de Deus. Participe do Novo Congresso para o Sucesso que ocorre às segundas-feiras em todas as Igrejas Universal.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty Images / Arte: Edi Edson