Como agir depois de um erro?

Para que a mulher alcance a misericórdia de Deus é necessário arrependimento e mudança sincera

A Bíblia mostra que pecado é todo comportamento e pensamento do ser humano que está em oposição às leis de Deus e a Seus ensinamentos. Em Romanos 8.7 lemos que “… a inclinação da carne é inimizade contra Deus …”.

Apesar disso, muitas cristãs se deixam guiar por seus desejos e emoções em casa, no trabalho, com amigos e até no relacionamento com seus cônjuges. Há aquelas que nutrem em seu interior sentimentos que as levam a inclinações como avareza, ambições, egocentrismo, inveja, mentiras, entre outros problemas.

A mulher, como qualquer ser humano, tem suas imperfeições e está sujeita a cometer erros. No entanto, o maior problema na vida espiritual de uma cristã ocorre quando ela não reconhece que pecou ou, ainda pior, não crê na misericórdia de Deus. Com isso, ela tende a repetir seus erros. Então, como agir depois de pecar?

Para se consertar com Deus é preciso ter um espírito quebrantado e arcar com as consequências dos próprios atos. Em meditação disponível no Univer Vídeo, Cristiane Cardoso abordou o tema ao refletir sobre o capítulo 51 de Salmos, que mostra o momento em que Davi recorre ao perdão de Deus.

Ela afirmou que o pecado está em todos os lugares do mundo, mas a decisão de pecar é algo pessoal de cada mulher. “Tudo o que vemos neste mundo é para nos levar a pecar. As tentações estão de todos os lados, seja com homens, seja nas vaidades ou até na ganância. Se a pessoa não se mantiver em Espírito, ela vai errar”, disse.

Todavia, quando se comete um pecado diante de Deus, é necessário que haja arrependimento sincero. Não basta achar que tudo seguirá normalmente em sua vida depois do erro. A mulher precisa crer na misericórdia de Deus e, com isso, mudar seu comportamento. “A primeira coisa que a pessoa precisa fazer é crer no perdão e na misericórdia de Deus, crer na benignidade de Deus. Davi creu e buscou, mas alcançou o que buscava por estar de coração quebrantado e arrependido”, explicou.

Ela ainda destacou que Davi não se importou com consequências, comentários ou o que ele iria passar, nem continuou a errar, mas reconheceu quem era e o que fez e, assim, o relacionamento dele com Deus continuou firme. Ao contrário de Davi, muitas pessoas perdem a sua Salvação por acharem que não devem fazer nada depois que pecaram.
Para que realmente haja o perdão de Deus, é necessário que a pessoa esteja com o espírito quebrantado e disposta a mudar.

“Davi pagou pelo pecado dele, mas, por causa de seu arrependimento, tudo aconteceu dentro da Presença de Deus e, com isso, ele teve paz e suporte para continuar. Deus ama quem se quebranta diante dEle”, concluiu Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images