Como a sua força se traduz na sua voz

Saiba como usá-la e como ela pode auxiliá-lo em todas as situações da sua vida

Imagem de capa - Como a sua força se traduz na sua voz

A voz do homem sempre foi importante em sua trajetória. Ela reflete também aspectos de sua liderança e afeta ainda quem está à sua volta. O tom, a autoridade, o que é dito e o seu significado são determinantes para que o homem seja ouvido, compreendido e até seguido.

Os tempos em que vivemos têm demonstrado, cada vez mais, que usar a voz com inteligência é sinônimo de sucesso.

Isso pode ser notado até quando o homem fala com uma criança. O que um pai ensina ao filho é muito mais facilmente aprendido quando o tom não é alto, demonstrando que o pai está ali para ajudar o filho em seu crescimento. A criança ouve e aprende, pois confia em algo que soa mais como uma orientação do que uma ordem. É com essa atitude que se estabelece a autoridade. O resultado é que o filho confia no pai e vice-versa.

O grito já não funciona mais como antigamente e é um expediente em desuso, salvo quando usado como um sinal de alerta contra um perigo iminente que pode atingir outra pessoa, por exemplo. Por outro lado, o grito quase nunca ensina nada. Ao contrário, alimenta sentimentos de ódio e repulsa que não são salutares, além de ser praticamente um sinônimo de destemperança e descontrole, contribuindo quase sempre para aumentar um conflito já existente.

Na relação com a esposa, por exemplo, o grito também pode quebrar o elo de confiança que deve existir entre o casal, desembocando muitas vezes em agressões mútuas. O que, erroneamente, para muitos homens pode ser um sinal de valentia, é na verdade de covardia.

Um homem jamais deveria gritar com uma mulher. O diálogo, sempre pautado pela temperança e o argumento bem construído, traz harmonia ao casal e transforma a conversa em uma via de mão dupla, em que há espaço para que os dois possam falar e escutar, cada um a seu tempo.

No aspecto profissional a voz do homem também deve encontrar espaço, mas trata-se de uma construção. Mais uma vez, o grito não é a tônica e o homem deve se fazer ouvir por estar preparado para falar e porque é um profissional que tem conteúdo e sua palavra deve ser levada em consideração. Para chegar a esse patamar, deve haver preparação profissional, estudo e até a organização mental para saber se colocar nas mais diversas situações e para saber o que precisa ser dito no momento certo.

A grande verdade é que muitos homens são imaturos para ter essa compreensão. Para eles, o caminho mais fácil é o grito. O problema é que quem grita não pondera com ninguém e não é capaz de silenciar mesmo quando percebe que está errado e não tem humildade suficiente para admitir. Ao contrário disso, o homem maduro tem empatia e é sociável. Ele aceita as pessoas sem tentar corrigi-las ou mudá-las, se doa sem esperar nada em troca e costuma lidar bem com as críticas, sem se colocar na defensiva.

Para alcançar esse patamar de maturidade e saber controlar a sua voz e o que profere, o homem necessita ter uma relação com Deus.

Assim como um pai fala ao filho, com calma e com autoridade, Deus fala com o homem e o orienta. Essa sabedoria passada de pai para filho pode e deve ser usada em sua vida na relação com seus filhos e com sua mulher, em sua atividade profissional e também para o seu crescimento espiritual. O resultado pode ser notado na voz de quem tem Deus. Nosso convite é para que você conheça a Deus e comprove isso. Você é capaz?

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes Foto: Getty Images