Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 16 de dezembro de 2018 - 00:05


Como a mentira afeta a sua vida

Saiba o que fazer para fundamentar na verdade tudo o que você faz

A mentira na vida de um homem pode estar presente desde cedo. Quando criança, ele pode ter visto e ouvido o pai e a mãe mentirem um para o outro ou até para ele. Por mais que preze a verdade e mesmo que não queira admitir, é bem possível que esse homem já tenha mentido também porque se espelhou nos pais. Pode até ser aquela mentira bem pequena, que “não faz mal a ninguém”. Ela vai se tornando um costume e acaba se transformando em um mau hábito que o leva às grandes mentiras e pode colocá-lo em grandes enrascadas.
Vício
É como um vício em cigarro. a pessoa começa fumando porque viu alguém fumar e decide fazer igual. Começa com uma tragada sem compromisso, depois um cigarro inteiro. Quando vê já está fumando mais de uma carteira por dia. Acredita que o mal que ele causa, se é que existe, só tem efeito sobre ele. Com a mentira também é assim. Ela não afeta somente quem vive mentindo. Assim como a fumaça que entra nos pulmões, esse mal paira no ar e chega às outras pessoas que estão à sua volta: sua mulher, seus filhos, os colegas de trabalho e até quem está na rua, mas esse homem nem percebe.
Prática diária
A mentira, então, passa a ser praticada diariamente. O homem mente sobre uma vantagem que obteve em determinado negócio apenas para impressionar os concorrentes e amigos e demonstrar como é esperto. Mente para o cliente sobre uma vantagem que ele terá se comprar seu plano, mas o benefício já faz parte do que está sendo vendido. Mente ao dizer para a esposa no celular que já está chegando para aquele compromisso que marcaram há algum tempo, mas ainda nem saiu do local onde estava para ir encontrá-la. É uma mentira atrás da outra, como se isso fosse algo normal.
Quebra da aliança
Se você não sabe, é bom saber: mulheres não gostam de esperar, muito menos de mentiras. No casamento, essa ação é como um veneno que vai agindo devagar até acabar com o relacionamento. Isso acontece porque, quando a realidade vem à tona e a mentira é descoberta, há um rompimento da aliança que ele tem com a esposa. Ele quebra a credibilidade, a confiança que ela depositava nele e ele se torna alguém não confiável.
Exemplo
É impossível manter um relacionamento em que há mentira. Se o homem mente, como espera que Deus seja verdadeiro com ele? Sabe por que você pode confiar na Palavra dEle? Porque ela é a verdade. Ele disse: “Eu velo sobre a minha Palavra”. Nem uma vírgula do que está escrito na Bíblia vai deixar de ser cumprida. Por isso, nós devemos seguir esse exemplo. Preste atenção: se já houve mentira em seu relacionamento, não quer dizer que ela precisa continuar existindo. Você pode parar e nunca mais recorrer a esse expediente medíocre, porque o casamento é o empenho da Palavra.
Alicerce
É como um sistema de penhora. Se você já penhorou uma joia, sabe como funciona: você a deixa lá, pega o dinheiro e fala: “eu vou voltar para resgatá-la”. A joia é a garantia de que você retornará e cumprirá o que prometeu. Caso não cumpra, você perde o que foi penhorado. A palavra de um homem de Deus deve ter esse mesmo valor. Quando ele fala, tem de cumprir tudo.
Um homem de verdade honra o que diz em todas as situações pelas quais passa. A verdade, por mais dura que seja, pode machucar, pode ser difícil de ouvir, mas promove cura. Ela fortalece a confiança e o faz se aproximar cada vez mais de Deus.


  • Eduardo Prestes / Foto: Fotolia  


reportar erro