Como a mentira afeta a sua vida

Saiba o que fazer para fundamentar na verdade tudo o que você faz

Imagem de capa - Como a mentira afeta a sua vida

A mentira na vida de um homem pode estar presente desde cedo. Quando criança, ele pode ter visto e ouvido o pai e a mãe mentirem um para o outro ou até para ele. Por mais que preze a verdade e mesmo que não queira admitir, é bem possível que esse homem já tenha mentido também porque se espelhou nos pais. Pode até ser aquela mentira bem pequena, que “não faz mal a ninguém”. Ela vai se tornando um costume e acaba se transformando em um mau hábito que o leva às grandes mentiras e pode colocá-lo em grandes enrascadas.
Vício
É como um vício em cigarro. a pessoa começa fumando porque viu alguém fumar e decide fazer igual. Começa com uma tragada sem compromisso, depois um cigarro inteiro. Quando vê já está fumando mais de uma carteira por dia. Acredita que o mal que ele causa, se é que existe, só tem efeito sobre ele. Com a mentira também é assim. Ela não afeta somente quem vive mentindo. Assim como a fumaça que entra nos pulmões, esse mal paira no ar e chega às outras pessoas que estão à sua volta: sua mulher, seus filhos, os colegas de trabalho e até quem está na rua, mas esse homem nem percebe.
Prática diária
A mentira, então, passa a ser praticada diariamente. O homem mente sobre uma vantagem que obteve em determinado negócio apenas para impressionar os concorrentes e amigos e demonstrar como é esperto. Mente para o cliente sobre uma vantagem que ele terá se comprar seu plano, mas o benefício já faz parte do que está sendo vendido. Mente ao dizer para a esposa no celular que já está chegando para aquele compromisso que marcaram há algum tempo, mas ainda nem saiu do local onde estava para ir encontrá-la. É uma mentira atrás da outra, como se isso fosse algo normal.
Quebra da aliança
Se você não sabe, é bom saber: mulheres não gostam de esperar, muito menos de mentiras. No casamento, essa ação é como um veneno que vai agindo devagar até acabar com o relacionamento. Isso acontece porque, quando a realidade vem à tona e a mentira é descoberta, há um rompimento da aliança que ele tem com a esposa. Ele quebra a credibilidade, a confiança que ela depositava nele e ele se torna alguém não confiável.
Exemplo
É impossível manter um relacionamento em que há mentira. Se o homem mente, como espera que Deus seja verdadeiro com ele? Sabe por que você pode confiar na Palavra dEle? Porque ela é a verdade. Ele disse: “Eu velo sobre a minha Palavra”. Nem uma vírgula do que está escrito na Bíblia vai deixar de ser cumprida. Por isso, nós devemos seguir esse exemplo. Preste atenção: se já houve mentira em seu relacionamento, não quer dizer que ela precisa continuar existindo. Você pode parar e nunca mais recorrer a esse expediente medíocre, porque o casamento é o empenho da Palavra.
Alicerce
É como um sistema de penhora. Se você já penhorou uma joia, sabe como funciona: você a deixa lá, pega o dinheiro e fala: “eu vou voltar para resgatá-la”. A joia é a garantia de que você retornará e cumprirá o que prometeu. Caso não cumpra, você perde o que foi penhorado. A palavra de um homem de Deus deve ter esse mesmo valor. Quando ele fala, tem de cumprir tudo.
Um homem de verdade honra o que diz em todas as situações pelas quais passa. A verdade, por mais dura que seja, pode machucar, pode ser difícil de ouvir, mas promove cura. Ela fortalece a confiança e o faz se aproximar cada vez mais de Deus.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia