Com quais olhos você enxerga o seu valor próprio?

Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso falaram sobre o tema durante a terceira fase do curso da "Reconstrução do Eu 2.0"

Imagem de capa - Com quais olhos você enxerga o seu valor próprio?

Nesta quinta-feira (23), Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso deram continuidade à terceira fase do curso da “Reconstrução do Eu 2.0”, durante palestra da Terapia do Amor, no Templo de Salomão.

A segunda aula desta fase abordou o tema “Valor próprio: vendo-nos pelos olhos dos outros”.

Ao que o Bispo Renato, logo, comentou:

  • “Quando falamos em valor próprio (…) esse é um problema gravíssimo do ser humano. Ou o excesso dele, quando a pessoa se torna orgulhosa, arrogante, desequilibrada, ou a falta desse senso de valor próprio. Mas o grande problema é (…) se você tentar trabalhar o seu valor próprio de forma humana, vai sempre estar tentando uma imitação barata do que é o real, o verdadeiro. Porque somente enxergamos o nosso valor quando entendemos o nosso valor pelos olhos de Deus.”

Cristiane, por sua vez, observou que, entretanto, poucas pessoas conseguem se enxergar com os olhos de Deus.

  • “Deus nos olha individualmente, nos olha como uma alma. Dá muito valor à alma. Tanto valor que deu a vida dEle pelas nossas almas. Então, a forma como você se enxerga vai determinar muitas coisas, decisões, erros, comportamentos que são destrutivos. Você pensa até que isso é super normal. Porque, infelizmente, é a coisa mais ‘normal’ que existe hoje, as pessoas se enxergarem assim, com o olhar errado. Poucas pessoas conseguem se enxergar com os olhos de Deus.”

Entenda a origem deste problema:

Então, o Bispo Renato explicou que o grande problema com isso é que “antes de termos consciência de quem somos e do nosso próprio valor, já desde crianças, passamos a nos enxergar pelos olhos dos outros. As primeiras indicações de valor próprio que recebemos na vida são das pessoas com quem crescemos, pais, irmãos, familiares.”

  • “Muito antes de termos noção de vida e quem somos, já estamos absorvendo as opiniões e comentários dos outros a nosso respeito. De forma que quando você chega lá pelos seus 13 anos de idade, o seu senso de valor ou falta dele já está praticamente formado, porque ou você cresceu num lar que te valorizou, ou em um lar que te desvalorizou. E aí quando chega num ponto da vida adulta, você que nunca teve um senso de valor próprio vai entrar em uma relação e vai fazer o que?”
  • “O grande problema desta questão é que muito antes de despertarmos para este fato, nosso senso de valor próprio já foi determinado pelos olhos dos outros, pelas opiniões dos outros, pelo que os outros nos falaram, nos fizeram sentir, pelas nossas comparações com outras pessoas e quando vai ver o nosso valor está lá embaixo, muito longe daquilo que Deus realmente definiu que é.”

Onde está a sua consciência de valor próprio:

Em seguida, o Bispo pontuou a importância de um encontro com Deus para ter entendimento sobre esta questão.

  • “É preciso muito entendimento. Só mesmo um encontro com Deus para entender que somente duas pessoas te conhecem por dentro: Deus e você mesmo, e Deus mais que você. Lembre-se: estrutura é o que segura o que está por fora. E a estrutura do nosso eu é esse entendimento do nosso valor próprio. Quanto mais forte você vai ser como pessoa, como marido, como esposa, mais forte tem que ser a sua estrutura. Mais saudável e equilibrada tem que ser a sua consciência de valor próprio, que não pode vir dos olhos das outras pessoas. E também não pode vir somente dos seus olhos, tem que vir através dos olhos de Deus.”
  • “(…) você tem que entender, ou você acredita no valor que Deus te dá ou não acredita. Eu decidi escolher que Deus é quem determina o meu valor. Deus determina quem eu sou, quem eu posso ser. Então, o passado que eu tenho, vou entender que aquilo ali é a minha história, vou aproveitar o que eu posso, tirar lições e aprendizados, mas eu não estou escravizado por este passado. Meu passado pode me ajudar se eu souber utilizá-lo. Eu vivo da minha fé em Deus, eu vivo da Palavra. Seu valor é o que Deus já te deu e se você aceitar isso vai ser feliz. E depois disso o que vier vai acrescentar na sua vida.”

“Reconstrução do Eu” na Terapia do Amor:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Av. Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão. Saiba o horário e endereço em outras localidades, clicando aqui.

E não perca, na próxima quinta-feira (30), a terceira aula da 3ª fase do curso “Reconstrução do Eu 2.0” — uma série de palestras especiais para quem deseja se livrar das dores do passado e criar uma base certa para ser feliz na vida amorosa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e Reprodução