Cinco bilhões de pessoas estão vulneráveis às doenças cardíacas desenvolvidas pela gordura trans

A gordura trans, encontrada em alimentos com alta taxa de consumo, é responsável por graves problemas cardíacos, diz OMS. Entenda

Novo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que cerca de cinco bilhões de pessoas no mundo se encontram vulneráveis a alimentos com alta taxa de gordura trans, responsável por graves doenças cardíacas e mortes precoce.

Atualize-se rapidamente:

  • Segundo o relatório, o problema de saúde pública ligado a alimentos industrializados alcança milhões de pessoas que sofrem com seus impactos negativos.
  • A gordura trans, fator principal desse risco à saúde, está presente principalmente em alimentos embalados, assados e óleos de cozinha, e a ingestão da mesma em níveis elevados é responsável por 500 mil mortes prematuras por doenças cardíacas a cada ano em todo o mundo.

Por que é importante:

Grande parte de doenças altamente ofensivas estão relacionadas à má alimentação, sendo considerada até mesmo como um alerta à saúde pública no mundo. Ainda que novas políticas sejam analisadas com o objetivo de combater alimentos prejudiciais para um desenvolvimento saudável, a responsabilidade e cuidados com o corpo humano são indispensáveis.

O que fazer:

Identifique alimentos que possuem altos índices de gorduras em sua composição como bolachas, bolos prontos, margarinas, pizzas congeladas, massas instantâneas ou sorvetes. Além disso, a gordura trans também é produzida naturalmente no organismo de alguns animais e, assim, pode estar presente em pequenas quantidades de alimentos como carne bovina, queijo, leite e manteiga.

  • Sugerido pela OMS, o consumo diário de gordura trans equivale a até 1% no valor calórico total da dieta. A exemplo, para uma dieta de 1800 calorias, a ingestão de gordura trans deve ser de até 2g.

Além de balancear o consumo de tal elemento, invista em uma alimentação composta por produtos de origem natural. Desta forma, além de prevenir doenças estará também cuidando do desenvolvimento da sua saúde física a longo prazo.

“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6.19-20)

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock