Chega de acumular lixo

Diversas vozes nos deixam inquietos e estressados. O que você tem permitido que chegue até você e invada o seu ser?

Imagem de capa - Chega de acumular lixo

Comece lembrando o que você fez há uma hora. Certamente, você ficou suscetível a diversas notícias, informações e conversas, ou seja, vozes que bombardearam a sua mente. Hoje em dia, não precisamos mais esperar que o jornaleiro entregue o jornal em nossa porta de manhã nem pelo horário do telejornal na TV, temos acesso a diversas notícias a todo momento e de qualquer lugar do mundo. As redes sociais também nos inundam de informações, assim como de nossos celulares e computadores transbordam vozes. Como você reage diante de tantos pensamentos? Qual é o seu estado mental, emocional e espiritual diante disso tudo?

Em 2023, a Universidade de Essex, no Reino Unido, conduziu um estudo sobre os efeitos das notícias negativas divulgadas pela imprensa. O estudo mostra que, quando uma pessoa é exposta a notícias positivas, sua mente sofre interferências e pode até neutralizar os sentimentos causados quando ela lê notícias ruins. Segundo os pesquisadores, os efeitos prejudiciais das notícias negativas não se limitam apenas a provocar distúrbios de humor. A pessoa exposta a um conteúdo negativo pode desenvolver fadiga da compaixão, reforçar estereótipos racistas e acreditar que o mundo é um lugar perigoso onde não se pode confiar nas pessoas.

Além disso, a pesquisa também revela que, quando as pessoas são expostas a informações negativas sobre outros indivíduos, ela pode desenvolver apatia política e desmotivar quem está ao seu redor.

Enxurrada de vozes
O Bispo Renato Cardoso refletiu sobre isso durante o programa Inteligência e Fé (Rede Aleluia): “são muitas vozes que falam no mundo hoje. Há 30 ou 40 anos, o número de vozes era muito limitado. Tínhamos poucos canais de TV e acesso a um número menor de pessoas em nossa rotina.

Comparado com hoje, era quase nada. Hoje, quantas vozes ecoam no mundo?”

O texto bíblico de 1 Coríntios 14.10 diz: “Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação”. Deus nos alerta sobre o que ouvimos ou lemos, pois, de alguma forma, isso terá um impacto em nossa mente e afetará nosso estado mental, emocional e espiritual. Quanto mais nos expomos, mais confusos nos tornamos.

O lixo dentro de nós
O Bispo Renato faz uma reflexão sobre essas vozes que ecoam em nossa rotina e as compara com o lixo. Se você tem lixo consigo, procure se livrar dele e não o leve para casa. Mas imagine que um caminhão de lixo está passando em sua rua e você pede para o lixeiro despejar tudo no seu quintal, pois pode ser que haja ali algo interessante, talvez até valioso. Ele despeja toda a carga no seu quintal e você remexe todo aquele lixo em busca de algo que provavelmente nem esteja ali.

Obviamente você não faria isso. Ninguém em sã consciência teria essa atitude. No entanto muitos fazem isso com suas mentes: trazem todo o lixo que encontram no seu dia para dentro dela pensando em escolher no meio de tudo algo que seja valioso. E acreditam que, se não houver, podem simplesmente descartar tudo de novo. Mas não é tão simples. Como sua casa ficaria com todo o lixo do caminhão? É assim que sua mente fica com todas as vozes prejudiciais – ou simplesmente inúteis – que você recolhe.

A mente é um lugar que devemos proteger e nem toda informação que temos ao nosso alcance merece um lugar nela. E, enquanto estamos envoltos em uma tempestade de vozes, Deus deseja que ouçamos apenas uma voz: a Sua. Como podemos constatar na passagem bíblica descrita em Deuteronômio 28.1-2: “E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus”.

A voz que importa
Devemos ter sabedoria para saber o que e a quem ouvir. “Deus sabe o poder que uma voz, uma palavra, tem na vida de uma pessoa e alerta seu povo para que sintonize a Sua voz. Nós não somos surdos e não temos como deixar de ouvir tantas vozes que gritam aos nossos ouvidos. É impossível não estar exposto a algumas vozes deste mundo. No entanto é possível ser mais seletivo sobre o que deixamos entrar em nossas mentes, sobre o que consumimos”, afirma o Bispo.

Não é necessário – nem saudável – ouvir todas as vozes para depois escolher o que guardar em si. Antes, cada pessoa precisa ter um filtro para bloquear o que é negativo. Temos o poder de escolher a voz que entrará em nossas mentes. Muitas vozes só servem para trazer inquietação e incertezas e nos deixarão letárgicos. Isso é tão alarmante que o último relatório Saúde Mental no Mundo, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que uma em cada oito pessoas no mundo vive com alguma doença ou transtorno mental. Ansiedade e depressão são os mais comuns e representam 60% dos casos.

As palavras têm um grande poder em nossa vida, então sintonize na Voz de Deus. Ela trará paz e tranquilidade para que você tome decisões assertivas e o levará a patamares mais altos.

imagem do author
Colaborador

Michele Nascimento / Fotos: Kemter\gettymages / Kemter\gettymages