Chance de pegar COVID-19 tocando em objetos é menor do que 1 em 10 mil
É mentira que objetos “contaminados” transmitem a doença
Estudo apresentado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – órgão da saúde pública americana – aponta que o risco de contrair COVID-19 tocando em objetos é de 0000,1%. Ou seja: é praticamente impossível que isso aconteça.
De acordo com o CDC, a chance de contrair a doença tocando um objeto “contaminado” pelo novo coronavírus é menor do que uma a cada dez mil vezes em que a pessoa toca o tal objeto.
O Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) concorda com a improbabilidade de que a infecção aconteça de tal maneira. Segundo os manuais da ECDC, no mundo inteiro, nunca foi registrada sequer uma transmissão do vírus por meio dos fômites.
Fômite é o nome dado a objetos inanimados capazes de absorver, transportar ou transmitir agentes infecciosos.
Utilizar desinfetante indiscriminadamente, fumigar ou nebulizar ambientes, além de não ter eficácia contra a COVID-19, pode ser perigoso para as pessoas.
Para limpar objetos, o mais aconselhável é utilizar água e sabão ou álcool.
Todos os cientistas apontam que o maior risco em contrair o novo coronavírus está mesmo no contato direto com outras pessoas infectadas. Uma conversa de cinco minutos, mesmo com ambas as pessoas utilizando máscaras, é capaz de transmitir a doença.
Por isso, a principal medida de proteção ainda é o distanciamento social. A Ciência aponta que dois metros de distância são suficientes para evitar a contaminação. Em locais abertos, nem mesmo o vírus que permanece suspenso no ar, em geral, tem força para contaminar.
Além do distanciamento, também é muito importante utilizar a máscara. A máscara é uma barreira para as gotículas expelidas ao falar. Quando duas pessoas utilizam máscara, duas barreiras são erguidas. A máscara N95 é a mais recomendada.
Por fim, a higiene é fundamental para a proteção contra vários tipos de doenças, inclusive a COVID-19.
Recentemente, um estudo brasileiro comprovou a eficácia do uso de máscaras e do distanciamento social no combate à pandemia de COVID-19. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo