Centro comunitário conecta população a serviços emergenciais

“Universal Acess Point” ajuda pessoas socialmente fragilizadas em Londres

Imagem de capa - Centro comunitário conecta população a serviços emergenciais

O Universal Acess Point (UAP) – em português, Ponto de Acesso Universal –  é um espaço que conecta pessoas em situação de vulnerabilidade social a organizações que podem oferecer suporte emergencial. O horário de funcionamento do centro comunitário é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30 e ele está localizado no bairro de Finsbury Park, na região norte de Londres.

Inaugurado em 26 de fevereiro deste ano, o UAP é uma iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus de Londres, e tem como público-alvo pessoas que estão em situação de rua, vítimas de violência doméstica, desempregados ou pessoas com dificuldades financeiras.

“Eu era sem-teto. Por meio da intervenção e ajuda dos voluntários do UAP, fui encorajada e hoje tenho um lugar só meu”, comemora Patrícia Jones.

“Às vezes, as pessoas precisam apenas saber onde ir para obter ajuda para qualquer que seja o problema. Elas precisam de conselhos ou de um encaminhamento. Por exemplo: ‘se eu sou sem-teto, o que eu faço?’, ‘se alguém está abusando de mim, o que eu faço? Para onde eu vou?’”, explica a voluntária Samantha Dixon, 53 anos.

“Me sinto privilegiada por ajudar as pessoas a recuperar suas vidas, a exemplo de um homem que atendemos que não tinha eletricidade há dois anos e nós conseguimos auxiliá-lo a resolver essa situação”, finaliza.

Se uma pessoa está enfrentando problemas como falta de moradia, precisa de comida de emergência ou ajuda para preencher formulários de inscrição, ela pode ligar ou visitar o centro para ser auxiliada.

As situações são avaliadas. Em seguida, os voluntários entram em contato com outras organizações para levar cada pessoa a conseguir a ajuda que precisa.

O responsável pelo projeto, David Nzuruba, explica que devido a pandemia há várias pessoas que estão sem-teto, que perderam os empregos. Houve também o aumento do preço dos combustíveis, então as pessoas estão lutando para sobreviver. Criamos o Universal Access Point para que possamos ser uma ponte para eles e para as organizações que podem ajuda-los”.

Um estudo recente realizado para a ONG Trussell Trust aponta que a recessão histórica causada pela covid-19 pode fazer dobrar a pobreza extrema no Reino Unido e com isso, afetar dois milhões de famílias.

O Universal Acess Point é mantido pela Igreja Universal, que, só em 2021, realizou quase 1,3 milhão de ações sociais a fim de ajudar populações fragilizadas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom