‘Ceia Solidária’ reúne pessoas em situação de rua para confraternizar e desfrutar de mesa farta
Cerca de 140 mil refeições serão entregues em 1.160 cidades brasileiras
Na noite desta terça-feira (20), o programa social Anjos da Madrugada realizará a “Ceia Solidária”, um jantar especial para pessoas em situação de rua em 1.160 cidades brasileiras. Serão mais de 140 mil refeições distribuídas, que ajudarão aos que vivem à margem da sociedade a ter um final de ano mais feliz e esperançoso.
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que de 2019 a 2022 a população de rua no Brasil aumentou 38%, totalizando 281.472 pessoas.

“Infelizmente, para as pessoas em situação de rua, a festividade de final de ano só ressalta a vida solitária em que eles vivem. Longe do convívio de seus entes queridos, em condições desumanas nas ruas, desprezados pela sociedade, muitos nessa época do ano acabam se afundando ainda mais nos vícios das drogas e da bebida”, avalia Filipe Santos, responsável pelo trabalho do Anjos da Madrugada.
Filipe explica que no momento da “Ceia Solidária” os voluntários dividirão as mesas com os moradores de rua. “Serviremos uma refeição quentinha e digna para que todos possam desfrutar de um cardápio especial, com direito a sobremesa, suco, refrigerante, mesa de frutas e entrega de panetones”.

A ação contará com doações de refeições, panetones, peças de roupas, calçados, cobertores e itens de higiene pessoal. Além disso, haverá corte de cabelo e atendimento com profissionais da saúde que realizarão curativos, aferição de pressão e teste de glicemia. Algumas localidades disponibilizarão, ainda, a carreta do banho.
Com o objetivo de acolher, valorizar e mostrar a cada pessoa em estado de vulnerabilidade o seu devido valor, 40 mil voluntários estão engajados na ação especial de final de ano, que estima amparar 110 mil pessoas em todo Brasil.

A voluntária Amanda Silva, de 27 anos, acredita que o evento será um momento de acalento no coração dos participantes. “Para muitas pessoas [em situação de rua] essa é a pior época do ano, por não poder estar com a família, por não ter o melhor para comer, por se sentir mais sozinho do que nunca, já que nessa época as famílias se juntam e comem o melhor. Com essa ação, eles podem se sentir amados”.
Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Anjos da Madrugada atendeu, somente no ano passado, 1.072.949 pessoas em situação de rua, como pedintes, ambulantes, catadores de papel e desabrigados.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo