Casou e não consegue controlar seu peso?

Saiba por que o homem inteligente cuida bem de sua aparência

Imagem de capa - Casou e não consegue controlar seu peso?

Muito se fala sobre o quanto é importante cuidar da saúde nos dias de hoje, pois a atitude, além de proporcionar qualidade de vida, pode ajudar a prevenir e combater doenças que podem abreviar a vida ou torná-la penosa. O fato é que os homens, de modo geral, não costumam cuidar adequadamente da saúde. Entre as enfermidades que mais os atingem e prejudicam está a obesidade, que agrava outros problemas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Para muitos homens, o desleixo com a saúde se potencializa depois do casamento e torna-se um mau hábito que os acompanhará durante toda a vida. Uma pesquisa realizada durante 26 anos, com 12 mil homens e mulheres, e publicada no mês passado pela revista científica Economics and Human Biology, mostrou aquilo que muitos já desconfiavam: os homens ganham mais peso do que as mulheres após se casarem. Conforme o estudo, o maior ganho de massa ocorre nos cinco primeiros meses depois do matrimônio.

Contudo é importante esclarecer que o vilão nessa história não é o casamento, mas como o homem encara essa nova fase da vida. Perceba que é até natural que os homens, ao tentarem demonstrar sua capacidade de gerir suas famílias e arcar com suas responsabilidades, acabem se descuidando e esqueçam de se atentar à saúde. O foco principal deles passa a ser outro quando se casam e ter uma vida saudável fica em segundo plano ou, muitas vezes, nem é levado em consideração.

Boa parte dos homens também justifica que a falta de cuidado acontece porque não querem se encaixar nos modismos estéticos que o mundo moderno impõe. Eles acreditam que depois de casar não precisam mais conquistar sua esposa e se descuidam da forma física: deixam de andar com roupas adequadas, de fazer a barba, não penteiam o cabelo e colocam a saúde de lado, como se não se interessassem mais pela vida. Nessa levada, há quem ignore muitos problemas (inclusive os de saúde) mesmo quando existem sinais de que algo está errado.

E, como os homens enfrentam um risco significativo de obesidade à medida que envelhecem, é preciso fazer algo para mudar essa situação. Mas não é indicado sair correndo para fazer uma atividade ou uma dieta sem orientação. Vá ao médico e faça um check-up. Com esse direcionamento profissional, você poderá praticar sua atividade física preferida sem correr riscos e ser o homem de que sua família necessita.

Além disso, o Bispo Renato Cardoso já ressaltou nas reuniões que ministra e em vídeos na internet que o cristão precisa ser visto pelas outras pessoas como alguém que está bem, livre de doenças, que não pareça desleixado ou indisciplinado. Afinal, como poderia alguém que segue o exemplo de Deus aparentar que está em ruínas?

Em outras palavras, além de parecer saudável, o homem cristão precisa realmente ser sadio, pois acaba sendo exemplo para a esposa, os filhos e outras pessoas. Assim, ele deve agir com inteligência para refletir em sua imagem e na saúde o seu estado como um todo. Afinal, a vida é uma dádiva de Deus e precisa ser valorizada em todos os momentos em nossa jornada terrena. Reflita sobre isso e mude sua postura o quanto antes.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Joerg Huettenhoelscher/gettyimage / LittleBee80/gettyimage