Casos de Covid-19 caem 17% em todo mundo, diz OMS
O relatório apresentado semanalmente pela instituição aponta também uma queda de 7% nas mortes
O relatório epidemiológico divulgado nesta terça-feira (08), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou uma diminuição de 17% nos casos de Covid-19 no mundo, entre os dias 31 de janeiro a 6 de fevereiro, em relação à semana anterior.
A queda de 50% dos casos nos Estados Unidos foi a principal responsável por essa redução do índice de contaminação nas Américas – que caiu 36% -, e consequentemente, mundial.
De acordo com o relatório semanal, a redução se deu em quase todas as regiões do planeta, exceto em alguns países situados no leste do Mediterrâneo, que tiveram um aumento de 35%. Foram os casos do Afeganistão, Irã e Jordânia. Enquanto que nos países europeus, especialmente na França e Alemanha, o número de contaminação pela Covid-19 caiu 7%.
O relatório também apontou que o total de mortes em decorrência da contaminação pela Covid-19 recuou 7% no mundo. Sendo que a variante Ômicron é responsável por quase 100% dos contágios registrados pela plataforma Gisaid, o banco de dados internacional que possibilita monitorar o surgimento de novas cepas virais de Covid-19 em todo planeta.
Em comunicado, a OMS informou que “a prevalência da variante Ômicron aumentou globalmente, e ela agora é detectada em quase todos os países. No entanto, muitos países que relataram um aumento precoce nos casos devido à variante, agora registram um declínio no número total de registros desde o início de janeiro.”
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo