Cantinho do desabafo nas estações do metrô de São Paulo conscientiza pessoas sobre o suicídio

A ação está sendo realizada neste mês de setembro por voluntários do projeto Help. Saiba mais

Imagem de capa - Cantinho do desabafo nas estações do metrô de São Paulo conscientiza pessoas sobre o suicídio

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo, de acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada recentemente no estudo “Suicide worldwide in 2019”. Todos os anos, mais pessoas morrem por suicídio do que de HIV, malária, câncer de mama ou guerra e homicídio. Só em 2019, mais de 700 mil pessoas tiraram a própria vida: uma a cada 100 mortes.

 Setembro Amarelo

No Brasil, o mês de setembro é dedicado ao combate à depressão e ao suicídio. Por isso, desde o início do mês, entre às 14h e 16h, os voluntários do projeto Help, que faz parte do Força Jovem Universal (FJU), montaram nas estações da linha Lilás e Amarela do metrô de São Paulo, o “Cantinho do Desabafo”, local que oferece apoio emocional para as pessoas que transitam pelo lugar, e sentem a necessidade de conversar com alguém.

Os voluntários que fazem parte da ação passam por um treinamento com especialistas da área da saúde mental, pois precisam estar preparados para ajudar estas pessoas e também para combater o suicídio que acontece nesse tipo de local.

Projeto Help

O grupo tem o foco no bem-estar da juventude com o auxílio para vencer a automutilação, traumas, medos e a depressão.

Se você precisa desabafar os voluntários estarão até o final do mês nas estações para lhe atender.

Veja abaixo as datas e locais:

14/09 (terça) – Estação Capão Redondo

17/09 (sexta) – Estação Largo Treze

24/09 (sexta) – Estação Campo Limpo

28/09 (terça) – Estação da Luz

Você também pode visitar o perfil do projeto nas redes sociais: Instagram e Facebook ou entrar em contato através do Whatsapp (11) 4200-0034.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock