Campanha em prol do voto consciente é lançada

OAB quer incentivar brasileiros a serem responsáveis por suas escolhas nas urnas

Imagem de capa - Campanha em prol do voto consciente é lançada

Pesquisar virou uma prática facilitada pela internet. Quando as pessoas querem um produto, seja ele qual for, costumam investigar qual é o melhor e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles. Não se pode dizer que o mesmo aconteça em relação à escolha de candidatos à eleição. Para estimular o desenvolvimento dessa ação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou no dia 8 de agosto, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, uma campanha nacional intitulada Vote Consciente.
Consciência e responsabilidade
O presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, disse, durante o evento de lançamento da campanha, que o objetivo é incentivar todo cidadão a buscar informações verdadeiras sobre os candidatos para não desperdiçar seu voto. “Hoje nós temos um sentimento de desesperança na sociedade, de não acreditar na política como forma de transformação social. Se votarmos em branco ou nulo, estaremos contribuindo de forma decisiva e direta para a manutenção dessa situação que vemos atualmente e que tanto nos revolta. O que nós precisamos é ter consciência e responsabilidade no ato de votar”, avalia.

Voto planejado
Para Ricardo Breier, presidente da OAB no Rio Grande do Sul (OAB-RS), o momento delicado em nosso país motivou a entidade – que já tem um histórico na luta pela democracia – a promover essa campanha. “O voto é um instrumento extremamente democrático e com capacidade de transformação da nossa realidade pela vontade popular. Votar branco ou nulo é uma escolha de cada eleitor, mas julgamos que não seja o melhor caminho. Dessa forma, estamos incentivando que os brasileiros pesquisem. O mote é: planeje seu voto. É o cidadão indicando quem deve representá-lo”, explica.
Em todo o Brasil
A campanha Vote Consciente abrangerá todos os lugares em que a OAB esteja presente. Segundo Breier, vídeos oficiais com essa mensagem estão circulando pelas redes sociais e emissoras de rádio e TV. “Além disso, temos um site, que traz links com informações para o eleitor. Faremos ações presenciais em diferentes locais, como praças, parques e eventos. Esse movimento se espalhará por todo o Brasil, com cada uma das 27 seccionais ajustando suas ações de divulgação”, esclarece.
Cidadão protagonista
De acordo com Breier, só no Estado do Rio Grande do Sul 47 subseções fizeram atos simultâneos em seus municípios no dia do lançamento da campanha. “As nossas subseções no Estado, por exemplo, estão fazendo suas manifestações e o mesmo está ocorrendo em outros Estados. Vamos mobilizar ao máximo os eleitores para que planejem o voto. Teremos ações externas em que faremos contato direto com o eleitor. É necessário comparar, pesquisar e eleger bons representantes que coloquem o cidadão como protagonista”, destaca.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Lucas Pfeuffer (OAB/RS)