Campanha de arrecadação para vítimas do temporal que castigou São Paulo
As fortes chuvas desta segunda-feira (10) ocasionaram cinco mortes no Estado de São Paulo, deixaram centenas de pessoas desalojadas e outras desabrigadas. Saiba como ajudar
As chuvas que afetaram o Estado de São Paulo desde a madrugada desta segunda-feira, 10 de fevereiro, deixaram um rastro de destruição na capital, Grande SP e interior, e um saldo de cinco mortos: todos em cidades do interior.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram registrados 114 milímetros de volume de chuva em São Paulo, o segundo maior para um mês de fevereiro, em 24 horas, em 37 anos. A medição foi feita no mirante de Santana, zona norte da capital paulista.
Somente a central do Corpo de Bombeiros recebeu mais de 10 mil chamados em função das chuvas. Ao todo, as equipes atenderam 1.043 ocorrências de enchentes, 193 de desabamentos ou desmoronamentos e 219 relacionadas a quedas de árvores.
Em Osasco, região metropolitana de São Paulo, houve um deslizamento de terra no Morro do Socó, na Rua Colina D’Oeste. Um menino de 7 anos soterrado foi levado ao hospital, onde permanece em estado estável. O pai dele teve ferimento na perna e também está internado.
Na capital, os rios Tietê e Pinheiros transbordaram em vários pontos, o que levou a interrupção do tráfego nas marginais, causando um trânsito caótico. Com os alagamentos nos bairros, carros e pessoas ficaram impedidos de se deslocarem. Os ônibus e trens também tiveram a circulação afetada.
Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça feira (11), 516 pessoas ficaram desalojadas e 142 desabrigadas, sendo os estragos maiores no Vale do Ribeira, na região metropolitana da capital, na Baixada Santista e no Alto Tietê.
Solidariedade
Diante do caos instalado, com o objetivo de ajudar as vítimas afetadas por essa calamidade, a Universal e seus voluntários, rapidamente, iniciaram uma campanha de solidariedade. Assim, desde os primeiros momentos, estão arrecadando doações de alimentos básicos e não perecíveis como: arroz, feijão, óleo, macarrão, açúcar e leite, além de água mineral em garrafas de 500 ml.

Produtos de higiene pessoal como: papel higiênico, pasta de dente e escova, desodorante, absorvente, sabonete, entre outros, também estão sendo arrecadados, além de colchões, roupas para criança, toalhas, cobertores, calçados, fraldas e roupas íntimas.
Quem puder doar e colaborar, basta procurar uma Universal mais próxima de sua casa (aqui em São Paulo) e fazer a doação. Todos os itens serão destinados às vítimas das chuvas.
Veja a situação do Morro do Socó, em Osasco, onde os voluntários da Universal, acompanhados do Bispo Leandro Zangarini, (vídeo abaixo) estiveram no início de tarde desta terça-feira (11):
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo