Campanha arrecada agasalhos para menores abandonados e jovens infratores

Distribuição dos donativos acontecerá no último domingo do mês de junho; saiba como ajudar

Imagem de capa - Campanha arrecada agasalhos para menores abandonados e jovens infratores

No mês de junho, mais uma nova onda de frio intenso avançou sobre o Brasil. Para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, a campanha nacional “O Socioeducativo te aquece” está arrecadando agasalhos e cobertores, que serão distribuídos no dia 26/6 em casas de acolhimento e unidades do sistema socioeducativo do país.

A campanha de arrecadação teve início no dia 6 de junho, e é uma iniciativa do programa social Universal Socieducativo (USE), que ajuda na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei e auxilia na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Segundo o responsável pelo USE no Brasil, Ulisses Gomes, o objetivo da campanha é mostrar para os menores infratores e acolhidos que “eles não precisam buscar na criminalidade condições para alcançar itens de necessidade básica”.

A taxa de retorno de adolescentes (de 12 a 17 anos) ao sistema socioeducativo é de 23,9%, de acordo com o Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça e o programa Justiça Presente.

No dia da entrega dos donativos nas unidades de Internação Socioeducativa e abrigos de cada estado, os voluntários realizarão uma espécie de varal de exposição dos agasalhos, separados por gênero e tamanho, para que as próprias crianças e adolescentes possam escolher de acordo com a sua preferência.

Para a voluntária Beatriz Sousa da Mata de 22 anos, o trabalho que está sendo organizado pelo USE de levar agasalhos é um ato de solidariedade muito importante. “O frio tem chegado com toda a força e, infelizmente, pessoas que possuem carência por moradia, alimentos e vestuários têm sofrido ainda mais”.

Para participar dessa campanha, basta levar as contribuições – agasalhos e cobertores – a um dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus espalhados pelo país e ali, informar que a doação é destinada a campanha do programa social.

Criado em 1988 pela Igreja Universal, o Universal Socioeducativo beneficiou mais de 80 mil pessoas através de suas ações em 2021.

imagem do author
Colaborador

UNIcom