Caminhada do Amor 2025 deve reunir cerca de 300 mil pessoas ao redor do mundo

De 2012 até a conclusão desta edição, mais de 1,1 milhão terá participado do evento, que promove diálogo, acolhimento e reconstrução de vínculos

Imagem de capa - Caminhada do Amor 2025 deve reunir cerca de 300 mil pessoas ao redor do mundo

Na cidade de São Paulo, a 9ª edição da Caminhada do Amor (The Love Walk) será realizada no dia 11 de outubro, a partir das 9h, no Parque Villa-Lobos, onde são esperadas 10 mil pessoas e a participação dos apresentadores da Escola do Amor da RECORD, Renato e Cristiane Cardoso. No total, 100 países vão participar do evento, incluindo o Brasil, nos 26 estados e no Distrito Federal, reunindo ao todo quase 300 mil participantes. Considerando o público acumulado desde 2012 (852.877 pessoas) e a estimativa para esta edição, o total chega a 1.148.877 participantes.

A ideia surgiu a partir de uma experiência positiva vivenciada por Renato e Cristiane durante um passeio em um parque na África do Sul. De acordo com dados do IBGE, apenas em 2023 foram registrados 439,6 mil divórcios no Brasil, sendo que 210 mil eram de uniões com duração inferior a dez anos. Entre as principais causas estão problemas financeiros, falta de diálogo e ausência de companheirismo. Ademais, o fenômeno conhecido como “divórcio grisalho”, quando a separação ocorre após os 50 anos de idade, também tem crescido, impulsionado pela maior expectativa de vida e pela decisão de muitas mulheres de não permanecerem em casamentos infelizes.

Na edição de 2025, a novidade é o kit exclusivo do evento, que traz um baralho interativo com perguntas criadas para estimular conversas significativas e também abrir oportunidades de aproximação para solteiros. Além disso, as camisetas são limitadas e contam com estampas diferenciadas para casados e solteiros. “O momento mais valioso da Caminhada do Amor é quando o casal para tudo e simplesmente conversa”, destaca Renato Cardoso. Cristiane também ressalta: “A Caminhada do Amor é para vocês se conhecerem. Às vezes você conhece uma pessoa, mas ainda não deu uma chance… Vá com ela! É uma oportunidade que os solteiros estão tendo, não só os casais”.

O casal Hugo Rocha e Cátia Santos se conheceu na 8ª edição e viveu uma experiência marcante: ele confessa que foi sem muita expectativa, mas acabou surpreendido quando ela se aproximou para conversar. Na ocasião, trocaram histórias, descobriram afinidades e iniciaram uma nova etapa juntos. “Meu passado foi muito difícil, eu não sabia o que era o amor”, lembra Cátia. Hoje, eles celebram a união que nasceu daquele encontro especial.

No Parque Villa-Lobos, os participantes terão acesso a uma programação que inclui palestra com Renato e Cristiane Cardoso, gravação do programa Escola do Amor e apresentações musicais da Banda Universos. Para a realização das atividades, cerca de 500 voluntários da Terapia do Amor estarão mobilizados no local, garantindo organização e apoio a todos. Para chegar, a recomendação é dar preferência ao transporte público: a estação mais próxima é a Villa Lobos-Jaguaré (Linha 9-Esmeralda). Também há acesso pelo Parque Cândido Portinari, na Av. Queiroz Filho, 1.365 – Vila Hamburguesa, São Paulo (SP).

Neste ano, o encontro acontecerá simultaneamente em parques, praças e outros espaços públicos de mais de 160 municípios brasileiros. Para ajudar os participantes, cerca de 16 mil voluntários estarão presentes pelo mundo. Além de São Paulo, a programação se estenderá por todas as capitais, como Brasília (Parque da Cidade), Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista), Salvador (Av. ACM), Fortaleza (Parque do Cocó), Belo Horizonte (Parque das Mangabeiras) e Recife (Parque Treze de Maio). A lista completa está disponível em: sites.universal.org/caminhadadoamor/.

Uma curiosidade é que, em Johanesburgo, na África do Sul, a Caminhada do Amor será realizada dentro do zoológico da cidade. Entre trilhas e áreas verdes, os participantes vão percorrer espaços cercados por animais e natureza.

O encontro é uma oportunidade para casados, noivos, namorados e também solteiros que desejam convidar alguém especial ou simplesmente viver uma experiência de cuidado com a vida emocional e espiritual.

imagem do author
Colaborador

UNIcom