Calebe realiza concurso de artesanato para a terceira idade 

Entenda a importância dos trabalhos manuais para esse público

Imagem de capa - Calebe realiza concurso de artesanato para a terceira idade 

No dia 17 de julho, o Calebe promoveu a etapa final do Concurso de Artesanato da Zona Norte, em São Paulo, que contou com a presença de cerca de 150 pessoas. O responsável pela ação, Marcelo Gonçalves, explica em que essa prática favorece os participantes: “ela traz benefícios para a saúde física e mental, principalmente para quem é da terceira idade, pois desenvolve a coordenação motora, a capacidade de memorização, a percepção visual e previne doenças degenerativas”.

Disputa do bem
O concurso contou com cerca de 300 participantes. As peças foram produzidas em dias alternados nas sedes do programa social, o que ajudou a promover a interação entre quem já tinha e quem ainda não tinha tanta experiência com trabalhos manuais. Foram produzidos jogos americanos, guardanapos, bordados, bolsas, tapetes, toalhas e pinturas em tela.

A participante Dalva Santos, de 71 anos, relata sua experiência: “fiquei surpresa ao ver a felicidade das colegas. Elas colocaram em prática os ensinamentos e fizeram lindas peças, mesmo as que diziam que não sabiam nada das técnicas de artesanato”.

Na final, a produção de cada participante foi avaliada pelo público, por voluntários e profissionais com base nos seguintes critérios: técnicas, criatividade, acabamento, apresentação e organização das peças. A vencedora do concurso ganhou um troféu e um voucher para um “day spa”. Além das peças que disputaram o primeiro lugar, foram produzidos 200 cachecóis que serão doados para idosos de 19 casas de repouso de São Paulo.

Visite a Universal mais próxima e saiba mais sobre o trabalho do Calebe.

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Foto: cedida